Em janeiro de 2020, o recém-lançado serviço de delivery estava presente em apenas 31 dos 170 restaurantes do Divino Fogão localizados nas praças de alimentação de shopping centers, em diferentes estados brasileiros. Com a chegada da pandemia e o isolamento social, o delivery tornou-se a principal atividade no segmento de alimentação. Hoje, a marca conta com 111 unidades com o serviço em operação e mais 15 em fase de ativação. Se compararmos o primeiro trimestre de 2020 com o mesmo período de 2021, a rede registrou um crescimento de 492% no faturamento via entrega de refeições com sabor da fazenda.
A novidade para os restaurantes da rede tinha sido lançada recentemente, mas poucos franqueados aderiram no início, por conta da adaptação do negócio a esta nova operação. Com o fechamento dos shopping centers, o delivery se tornou a principal alternativa para que as lojas continuassem faturamento durante este período. “A dificuldade do momento evidenciou a importância de trabalharmos diferentes canais de atendimento com os consumidores da marca. Demos todo o treinamento e suporte necessário para que os franqueados implantassem o delivery e tivessem eficiência e rentabilidade com este novo serviço. Com a aceitação da rede, promovemos lives semanais com todos os franqueados, visando incentivá-los e apoiá-los cada vez mais. Para isso, criamos campanhas em que as melhores lojas em faturamento e avaliações do delivery serão premiadas todo mês, com uma premiação final quando fecharmos o ano”, explica o gestor do departamento de delivery do Divino Fogão, Anderson Bitencourt.
Por meio do serviço de delivery, a marca busca atender à crescente demanda do consumidor pela praticidade e segurança de pedir comida em casa. A entrega da comida fresquinha, feita na hora, é realizada em embalagens desenvolvidas para manter a temperatura e a qualidade dos alimentos. “Com essas embalagens, o pedido é entregue sem que um complemento se misture com a carne, por exemplo. Tudo chega exatamente com a mesma qualidade, que é um diferencial do Divino Fogão. A entrega é feita por meio do aplicativo iFood, já que firmamos uma parceria exclusiva com eles”, revela o diretor de Novos Negócios, Rodrigo Varela.
Como a marca trabalha com buffet e uma infinidade de opções de carnes, guarnições e saladas, foram escolhidos a dedo pratos feitos com o que há de melhor da comida da fazenda. O preparo para o delivery leva em torno de 15 minutos. Atualmente, são oferecidas as seguintes opções: estrogonofe de carne e de frango, filé de carne grelhada e de frango grelhado em tiras, parmegiana de carne e de frango, feijoada, baião de dois, feijão tropeiro com alcatra, tilápia e churrasco. Para cada tipo de carne, o cliente pode escolher um dos acompanhamentos: arroz branco ou integral, feijão carioca ou preto, salada ou legumes cozidos, batata frita ou assada.
“Para desenvolver ainda mais este canal, que se tornou primordial no dia a dia de nossas operações, desenvolvemos um projeto de dark kitchen, em parceria com a Guersola Consultoria, que é responsável pela gestão e treinamento dos licenciados que vendem os pratos do Divino Fogão. Assim, é possível atingir cidades e locais onde não contamos com lojas da marca, visando atender um cliente que gosta da nossa comida e quer recebê-la em casa. Estamos otimistas com o desenvolvimento do delivery, mediante o crescimento que acompanhamos mês a mês. Se compararmos o início da pandemia, em março de 2020, com o mesmo período deste ano, houve um incremento de 664% no faturamento das lojas via delivery. Hoje, o tíquete médio dos pedidos está em R$ 39,81. Acreditamos que a tendência é que as vendas continuem subindo, até termos 100% das unidades da rede operando por meio deste serviço”, finaliza o fundador e presidente do Divino Fogão, Reinaldo Varela.