Fundada em 1984, o Divino Fogão, rede reconhecida pela gastronomia com sabor da fazenda, conquista o prêmio Melhores Franquias do Brasil da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Em parceria com a Serasa Experian, a premiação foi realizada no formato virtual em 04 de outubro, última segunda-feira, e premiou 81 redes cinco estrelas 2021/2022 das 410 marcas avaliadas. Para receber o prêmio é necessário ter excelência em três quesitos: qualidade da rede, desempenho e satisfação do franqueado. Na edição deste ano, os representantes da marca foram os filhos do fundador Reinaldo Varela, Gabriel e Rodrigo Varela, sendo o último, o atual diretor de Planejamento e Novos Negócios do Divino Fogão.
“Por mais um ano, a rede foi agraciada com o prêmio Melhores Franquias do Brasil, o que é muito gratificante para mim e todos os envolvidos nesta conquista. Isso nos dá ainda mais ânimo e motivação para seguir inovando, pois mostra que estamos no caminho certo com relação ao suporte ao franqueado, trabalhando uma expansão estratégica e proporcionando um retorno expressivo aos investidores. Tudo sempre é feito com muita paixão e excelência. Para nós, do Divino Fogão, o retorno positivo do franqueado é o resultado de todo o trabalho desenvolvido pela equipe da franqueadora ao longo dos anos e estamos aliviados por termos resistido ao período mais delicado da pandemia”, revela o fundador e presidente do Divino Fogão, Reinaldo Varela.
Com todos os restaurantes implantados em shopping centers em diferentes regiões brasileiras, o Divino Fogão se adequou ao novo cenário do setor de alimentação no País por conta da Covid-19. Nesse sentido, elaborou a campanha “É seguro comer no Divino Fogão”, que conta com as orientações do microbiologista Dr. Eneo Alves, com foco no atendimento, cuidados a serem tomados, reforço na higienização, distância segura entre as mesas e disponibilização de álcool em gel para utilização dos consumidores. Outra iniciativa da rede foi reforçar o serviço de delivery das suas unidades.
E, para aumentar a capilaridade da marca em cidades fora das grandes metrópoles onde não há shoppings, a marca lançou o projeto de dark kitchen. Dessa forma, quem possui um restaurante, lanchonete, padaria, pizzaria, bar ou outro estabelecimento do tipo, pode se tornar um licenciado do Divino Fogão e entregar as delícias da rede na região em que atua. “O projeto foi desenvolvido em parceria com a Guersola Consultoria e vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de alimentação. Com investimento inicial baixo, de R$ 8 mil, que é destinado à compra de insumos para produção, embalagem e treinamento, é possível se tornar um licenciado da rede e atuar por meio da cozinha invisível. Entre as vantagens, destacamos a possibilidade de aproveitar o tempo ocioso de cozinhas do negócio já existente, além de poder contar com um faturamento médio mensal de R$ 20 mil”, explicam os irmãos Gabriel e Rodrigo Varela, que atuam como diretores da rede.
Ainda em 2021, a marca formatou um modelo de negócio diferenciado. Chamado ‘Divino Fogão Pra Toda Fome’, o conceito traz uma variedade maior de opções para o almoço, happy hour e jantar. Com um novo layout, o Divino Fogão visa atingir todos os perfis de público com o novo projeto. Com um cardápio renovado, os clientes podem escolher entre as opções de carnes, saladas e guarnições do buffet, já característico da rede, além de pratos à la carte, lanches, pizzas, sushis, beirutes e omeletes. Ou seja, o novo formato de restaurante atende desde aquele que prioriza uma refeição completa até os que preferem uma opção mais rápida. Atualmente, a rede conta com 194 pontos de operação em diferentes cidades do Brasil, além de seis dark kitchens.