No mercado de Food Service há 38 anos, o Divino Fogão é referência em praças de alimentação dos principais shoppings centers do Brasil. Para ampliar o raio de atuação e ingressar em bairros que não são atendidos pelos centros comerciais, a rede incluiu em seu portfólio o modelo de cozinhas invisíveis, também conhecidas como dark kitchens. O projeto surgiu após o aquecimento dos serviços de delivery no País, em decorrência da pandemia da Covid-19. Desde o seu lançamento no mercado, a marca já conta com 15 operações que são exclusivas para entregas em domicílio, sendo seis abertas ao longo de 2022.
Os contratos mais recentes foram fechados para abrir um ponto de venda em Ilhéus, em solo baiano, e em Niterói, no Rio de Janeiro. As unidades destinadas ao delivery serão as primeiras do Divino Fogão no Estado. Além disso, a marca conta com pontos de venda em São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul. No plano de crescimento da rede, há possibilidade de implantação do formato de negócio em todas as regiões do Brasil do País, principalmente no Rio de Janeiro, Maranhão e Paraná e em cidades mineiras.
O projeto de delivery da rede funciona no formato de licenciamento de marca, desenvolvido em parceria com a Guersola Consultoria. Com investimento inicial de R$ 17,5 mil – destinado à compra de insumos para produção, uso de marca, embalagem, marketing e treinamento -, é possível se tornar um licenciado da rede e atuar por meio da dark kitchen. Entre as vantagens estão o aumento da lucratividade do negócio e maximização das operações de cozinhas em restaurantes, lanchonetes, pizzarias, padarias e bares, além de toda a capacitação e treinamento oferecidos pelo Divino Fogão. Com a implantação do modelo, o licenciado pode contar com um faturamento médio mensal de R$ 30 mil por marca. Com a aquisição da cozinha invisível do Divino Fogão, o licenciado tem a opção de trabalhar com mais duas marcas da rede, Box Divino e Fazenda das Delícias.
“Temos como objetivo levar os principais pratos e refeições do Divino Fogão para mais cidades brasileiras. Como nosso modelo tradicional de negócio é focado em praças de alimentação de shopping centers, vimos nas dark kitchens uma oportunidade de levar nossa gastronomia para regiões que não contam com centros comerciais, como munícipios, geralmente, com menos de 100 mil habitantes. Continuamos a expansão com o formato criado há mais de 30 anos e incluímos mais uma opção de investimento, voltado para o delivery, canal que foi impulsionado nos últimos dois anos. Por termos o DNA da culinária da fazenda, estamos sempre presentes na mesa dos brasileiros levando uma comida fresca, saborosa e de qualidade”, revela Reinaldo Varela, fundador e presidente da rede.