Diversificação estratégica e aposta em um mercado resiliente são os focos do casal de Iguape que acaba de abrir uma unidade da FarMelhor

Casal decidiu atuar em franquias com uma visão de negócios comparada a uma carteira de investimentos: o importante é diversificar para reduzir custos

Franqueados FarMelhor - Iguape

Com ampla experiência no varejo, especialmente no segmento pet, Sergio Croco e sua esposa, Priscila de Lima Croco, de Iguape/SP, estão dando um novo passo em sua trajetória profissional ao ingressar no setor farmacêutico por meio da franquia FarMelhor. Com a inauguração prevista para o final de agosto de 2025, a unidade será a mais recente aposta do casal na diversificação de negócios.

“A escolha pela marca FarMelhor foi estratégica. Consolidada nacionalmente e reconhecida por sua reputação positiva no modelo de franchising, a rede farmacêutica nos mostrou ideal para quem, apesar de não ter formação na área da saúde, buscava um negócio sólido e com suporte completo”, afirma Sergio. Foi justamente essa expertise da franqueadora deste segmento que o motivou a abrir uma franquia da FarMelhor.

A jornada empreendedora do casal começou há 18 anos no setor pet, com atuação em alimentos, medicamentos e acessórios. A pandemia trouxe um alerta: a importância de estar inserido em mercados essenciais e menos vulneráveis a crises. Foi então que decidiram investir também em alimentação, tornando-se franqueados da OGGI Sorvetes em 2024. Agora, com a entrada no ramo farmacêutico, o portfólio de negócios se torna ainda mais robusto e resiliente.

O militar aposentado e sua esposa, que sempre trabalhou no varejo, conduzem os negócios com clareza de papéis. Cada um atua em funções específicas e bem definidas, contando com uma equipe de colaboradores treinados e com experiência, inclusive para a nova operação da FarMelhor. A tecnologia também desempenha papel fundamental na gestão e no monitoramento das operações.

Para eles, o modelo de franquia exige comprometimento, disciplina e, sobretudo, respeito à relação com a marca. Entendem que o franqueado é dono da loja, mas não da marca, e que essa parceria pressupõe direitos e deveres mútuos. Participar de treinamentos, seguir as diretrizes da franqueadora e estar aberto a aprender com quem domina o negócio são pontos que consideram fundamentais para o sucesso.

Apesar de ainda ser cedo para cravar a abertura de uma segunda unidade FarMelhor, o casal já vislumbra essa possibilidade como uma consequência natural do sucesso da primeira. Segundo eles, a inauguração da nova unidade está trazendo aprendizados valiosos que certamente tornarão futuras expansões mais rápidas e eficientes.

Com uma visão de negócios comparada a uma carteira de investimentos – onde é importante diversificar para reduzir riscos –, o casal mostra que empreender com estratégia, disciplina e paixão é o caminho para crescer com segurança em mercados desafiadores.