Início de ano é uma época propícia para investidores que desejam se planejar e tirar do papel o sonho de empreender. Ter o próprio negócio é o desejo de 48% dos brasileiros e o terceiro maior objetivo entre as pessoas de 18 a 64 anos, depois de viajar e comprar uma casa, segundo estudo do Global Entrepreneurship Monitor (GEM).
Para quem está pensando em empreender pela primeira vez, um caminho seguro é começar pelas microfranquias, negócios bem estruturados e com investimento inicial de até R$ 135 mil, indica Humberto Madeira, vice-presidente de Franquias e Treinamento da Prudential do Brasil e coordenador do Comitê de Microfranquias da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
“As microfranquias são uma excelente oportunidade de investimento para quem está começando nesta jornada. O valor inicial é reduzido e atrativo, e pode ser da venda de um bem material ou de uma rescisão, por exemplo. Ao adquirir uma franquia, o empresário tem a chance de construir um negócio próprio em parceria com uma rede franqueada, com todo suporte, conhecimento e muito mais chances de sucesso”, explica Madeira.
O executivo dá algumas dicas para quem quer começar a empreender em 2025 por meio de microfranquias, segmento que cresceu 87% de 2021 a 2023, de acordo com a ABF, e é considerado a porta de entrada para o empreendedorismo estruturado no Brasil.
1. Pesquise as oportunidades de mercado
O primeiro passo é pesquisar o mercado e entender o universo de franquias. Participe de feiras e eventos e converse com fornecedores e franqueadores para avaliar as oportunidades de negócio. Além disso, a ABF disponibiliza gratuitamente em seu site diversos materiais e guias com orientações para quem deseja empreender.
2. Busque um segmento com potencial de crescimento
Certifique-se que há demanda para o produto ou serviço. Segmentos de beleza, saúde, bem-estar, alimentação e seguros são opções interessantes. Alinhar propósito à estratégia de negócio também pode ser um fator determinante. Segundo pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), entre as motivações para começar um novo negócio, “fazer a diferença no mundo” foi apontada por 76,5% dos entrevistados.
3. Evite modismos
Em um primeiro momento, pode parecer uma oportunidade atrativa, mas não caia na armadilha de investir em um produto ou serviço sazonal, uma tendência passageira. Dê preferência a produtos mais perenes.
4. Escolha uma marca sólida
Busque referências sobre a marca que gostaria de adquirir uma franquia. A transferência de conhecimento para o empreendedor faz muita diferença para quem está começando. Uma marca sólida com modelo testado e comprovado no mercado contribui para o sucesso da parceria.
5. Confira rentabilidade e payback
A sustentabilidade financeira de qualquer negócio é essencial. Avalie em quanto tempo o empreendedor terá a oportunidade de obter o retorno sobre o investimento e analise todos os custos envolvidos.
6. Avalie a rede de suporte ao franqueado
Antes de adquirir a franquia, verifique que tipo de suporte a franqueadora pode oferecer para seu desenvolvimento, incluindo capacitação, treinamento, consultorias, estrutura.