O dia dos namorados está chegando e com ele surge mais uma oportunidade para o comércio alavancar seu desempenho e suas vendas. Apesar do cenário de crise, com aumento da taxa de desemprego, as vendas prometem ajudar o desempenho dos lojistas no mês de junho.
O varejo tradicional acredita que no mínimo manterá o desempenho do ano passado, já o e-commerce acredita que o faturamento será superior a 8%. Como esta data comemorativa é a terceira em volume de vendas, o mercado de franquias também está de olho nas oportunidades e vem investindo em soluções para ampliar seus resultados.
Planejamento de produtos especiais como diferencial
Muitas marcas vêm optando por lançar produtos especiais para atrair a atenção dos consumidores, pois esta é uma ótima iniciativa para os negócios. Mas é preciso ter muito cuidado para definir preços e ser coerente com a oferta, mantendo o alinhamento com a proposta e o conceito da marca, apresentado durante o ano todo.
De acordo com o consultor do SEBRAE, José Carmo Vieira de Oliveira, “As datas comemorativas são períodos em que o consumidor está disposto a comprar presentes. Se o empresário cria uma ação sem planejamento ou só a divulga na última hora, corre-se o risco de o produto ficar encalhado ou de o serviço não ter procura”.
Ações especiais de franquias no dia dos namorados
A rede de franquias Esalflores resolveu investir na criação de produtos inusitados para o dia dos namorados. Eles decidiram vender um super buquê, feito com 150 rosas colombianas. Esta “pequena” lembrança custa R$2.500,00 e vem servindo como atrativo para os clientes.
As rosas colombianas se destacam por sua aparência avantajada. Elas são maiores que as rosas comuns e podem medir até 1,30 metro. E apesar do aparente exagero, do buquê, com peso aproximado de 35Kg, até o dia 8/06 já haviam sido feitas 8 encomendas.
A meta para esta ação é alcançar 10 vendas deste buquê especial e aproveita-lo como um importante atrativo para aumentar a venda de outros produtos em toda a sua rede de franquias, onde há ofertas de produtos com valores a partir de R$ 3,90.
A rede também conta com o suporte do comércio eletrônico para alavancar as vendas neste período favorável ao comércio. De acordo com um levantamento indicado por eles, 15% dos acessos no site são atraídos pelo buquê gigante, o que afirma que o lançamento deste produto diferenciado realmente vem aumentando a popularidade das franquias.
Outra ação de destaque feita por uma franquia é a da Esmalteria Nacional. A rede espera lucrar mais investindo na vaidade diferenciada para comemorar o grande dia. As franquias estão oferecendo a possibilidade de incluir cristais Swarovski como adereços das unhas de suas clientes, pelo valor de R$ 30,00 adicionais.
Com uma ação que foi lançada em 25 de maio, a rede espera conseguir alcançar 5000 clientes e assim conquistar um incremento entre 15% e 20% nas vendas, em comparação com o resultado do mesmo período em 2014.
Este lançamento tem como objetivo, destacar a empresa no mercado e reforçar a imagem de que a rede de franquias é uma das principais referências e grande especialista em “art nail” (design de unhas).