Dia do Vegano: Alergoshop se destaca com produtos veganos hipoalergênicos

A marca pretende se tornar uma empresa 100% vegana no futuro

Criado em 1994, o Dia Mundial do Veganismo é comemorado em primeiro de novembro. A data foi idealizada por Louise Wallis, presidente da The Vegan Society, na Inglaterra, para homenagear o 50º aniversário da fundação e a criação dos termos “vegano” e “veganismo”.

Nesse dia é celebrado o ato de protesto contra o consumo de produtos de origem animal. Engana-se quem pensa que o veganismo está ligado apenas ao consumo de alimentos, os adeptos da modalidade também não utilizam nada que tenham relação com os animais, incluindo roupas cosméticos e até medicamentos.

Considerado um estilo de vida, o veganismo se destaca principalmente pela consciência social e ambiental. Segundo a SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira – entre janeiro de 2016 e janeiro de 2021, as buscas pelo termo “vegano” aumentou mais de 300% no Brasil.

Para acompanhar essa demanda, as empresas passaram implementar produtos para atrair esse consumidor. Como no caso da Alergoshop, primeira empresa do país especializada em produtos para alergicos, hoje, a marca conta com 70% dos produtos para esse público e já possui planos para se tornar uma marca 100% vegan.

Para Julinha Lazaretti, diretora da rede, o veganismo é uma tendência muito forte e o mercado vem exigindo muito esse posicionamento das empresas. “Há alguns anos temos colocado como prioridade em nossos desenvolvimentos que as matérias primas sejam livres de substâncias de origem animal. Hoje já existem muitas opções sintéticas ou de origem vegetal que substituem perfeitamente as de origem animal”.

Para a empreendedora é importante estar atento ao mercado e aos fornecedores para manter a qualidade dos produtos. “Nós estamos sempre atentos aos nossos fornecedores de matérias primas, pois as vezes, os produtos são um blend – uma mistura – e dentro desse produto pode ter alguma substancia de origem animal, então temos uma curadoria rígida. Nosso plano futuro é tornar a Alergoshop uma marca 100% vegana”, finaliza.

Entre os produtos veganos da marca estão: shampoo e condicionador Total Care, desodorante aerossol Total Care, shampoo e condicionador em barra Lomie, Balm Nossos amores, sabonete facial Eternity, Lápis Eclat, pó compacto Eclat, protetor Alergosun FPS 60, lava roupa Biolimpeza, ADF Plus, loção higienizante Alerpet, dentre outros. Hoje, a Alergoshop possui 10 lojas, distribuídas entre os estados de São Paulo, Paraná, Tocantins, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. O objetivo é inaugurar 15 novas lojas até 2025.