Com 118 lojas em 13 estados, a franquia, que surgiu a partir de uma pequena fábrica em 2003, oferece um mix completo de calçados e acessórios a preços acessíveis. Conversamos com Diego Caravaca, Head de Expansão de canais da Di Santinni para saber o que a marca oferece aos franqueados e quais os planos para o futuro. Confira!
1. Qual o diferencial da marca no mercado?
A Di Santinni surgiu com uma pequena fábrica de calçados em 1980 e buscando novos horizontes partimos de vez para o varejo com nossa primeira loja no Rio de Janeiro, no Norte Shopping, em 1986. Trabalhamos para entregar a melhor experiência e acreditamos que preços acessíveis com facilidade de pagamento abrem mais portas, por isso, nossa missão é levar moda para todos, oferecendo ao nosso consumidor um mix completo de calçados e acessórios para toda a família e ocasiões: festa, social, casual, esportivo desde baby até adulto. Somos uma companhia sólida, que está há 42 anos no mercado, emprega mais de 2.500 colaboradores, com cerca de 4,3 milhões de clientes transitando pelas lojas da rede mensalmente.
A Di Santinni apresenta alguns diferenciais competitivos para o mercado, tais como:
● Melhores preços de aquisição de produtos: como é a maior compradora das principais indústrias de calçado, consegue os melhores preços e margens;
● Tecnologia proprietária: Temos um sistema único de operação de loja desenvolvido internamente. Com esse sistema conseguimos ter o controle total do estoque de cada loja de forma online e um processo no atendimento ao cliente em que o produto solicitado chega em menos de 1 minuto (não precisando subir no estoque para procurar o produto), por meio de integração com escorregadores e elevadores que integram o piso de venda com estoque;
● Três centros de distribuição próprios com frota própria de caminhão;
● Sistema com inteligência artificial para alocação do melhor mix de produto para cada loja baseado em sua própria venda;
● Loja integrada com o online onde o lojista pode utilizar todo o estoque disponível nos CDs (centros de distribuição) de dentro da sua loja;
● Fábrica exclusiva para produção de produtos de marca própria exclusiva para lojas Di Santinni.
2. Como foi o desempenho da empresa na ABF Expo? As expectativas foram atingidas?
Tivemos um resultado acima do esperado, foi a segunda vez que participamos da feira e a primeira vez com estande próprio. Nosso estande não ficou um minuto vazio, conseguimos contatos de interessados em nossa franquia de todas as regiões do Brasil, além de possíveis parceiros e fornecedores. Um ponto que nos chamou atenção foi a quantidade de profissionais e empresas de tecnologia interessados em conhecer nosso sistema de operação de loja smart (sistema que integra estoque com piso de venda numa plataforma omnichanel) – sistema desenvolvido internamente.
3. A Di Santinni possui mais de 40 lojas próprias. Por que decidiram expandir por meio de franquias?
O início da operação de franquias na Di Santinni aconteceu de forma orgânica quando o Artur, fundador, ofereceu um grupo de lojas para alguns supervisores da empresa. Esse movimento deu muito certo e novos parceiros, fornecedores, amigos, conhecidos começaram a pedir para abrir franquias Di Santinni e assim a rede cresceu chegando até 70 franquias. A partir de 2021 iniciamos um processo de expansão para o mercado e já conseguimos franqueados em novos estados. A intenção e plano da empresa é estar presente em todo território nacional através das franquias.
4. Para ser um franqueado da marca o que é preciso?
Buscamos parceiros que queiram continuar escrevendo essa história de sucesso da Di Santinni. O perfil ideal é uma pessoa empreendedora que deseja crescer, ter mais de uma franquia para conquistar seus objetivos pessoais e financeiros através da sua atuação como franqueado Di Santinni. Ser um franqueado Di Santinni exige trabalho de todos os envolvidos, franqueado e franqueadora, para que todos tenham suas necessidades pessoais atendidas a partir do sucesso do negócio.
5. Qual o suporte da franqueadora ao franqueado?
A Di Santinni oferece suporte total ao franqueado desde a escolha do ponto até o acompanhamento da sua operação. Temos um time de expansão especializado na escolha e negociação do ponto, inclusive nós avaliamos e aprovamos todos os contratos de locação dos franqueados, para terem segurança e menor custo. Uma equipe que faz uma integração com o franqueado com todos os departamentos da empresa e que auxilia a montagem da loja, treinamento e recrutamento da equipe antes mesmo da abertura. O time de marketing apoia o franqueado nas suas estratégias de inauguração tanto na loja quando digital em redes sociais. Após a inauguração tem um consultor de campo dedicado para auxiliar o franqueado em todos os pilares da operação, tanto em vendas, gestão e backoffice.
6. Como funciona o modelo DS Smart?
A DS SMART é uma loja, pensada e desenvolvida pelo nosso time interno de inovação, que possui um modelo de operação completamente inovador, digitalizando todo o processo, que permite oferecer um atendimento personalizado, ágil e com total integração desde o início até o fechamento da venda. Além disso, com base em Inteligência Artificial é possível oferecer produtos adicionais, com base no perfil de cada cliente.
Com este sistema temos uma acuracidade de estoque acima de 99% das lojas em tempo real para a franqueadora e franqueado. Um modelo de atendimento inovador que faz o produto chegar ao pé da cliente em menos de 1 minuto. Além dos benefícios da operação, o franqueado tem controle de todos os indicadores por vendedor inclusive a taxa de conversão a partir de um sistema de câmeras posicionadas estrategicamente na loja.
7. Como a marca cobra os royalties?
A cobrança de royalties é feita sobre as vendas. 6% sobre o faturamento.
8. A Di Santinni possui fabricação própria mas também trabalha com produtos de terceiros. Há um mix mínimo obrigatório para o franqueado adquirir? O mix é adaptado de acordo com a praça e localização da loja? O franqueado possui algum suporte para a escolha do mix?
A Di Santinni tem mais de 40 anos de conhecimento em gestão de marcas, estoque e distribuição de produtos. Na Di Santinni não há obrigatoriedade de compras, o mix é definido com base exclusivamente no perfil de cada ponto de venda considerando tamanho, potencial de venda e perfil de cliente. Temos um time de compras especializado por departamento que faz a gestão de estoque e distribuição para os franqueados. O franqueado não precisa fazer a gestão de produtos, mas possui total liberdade caso queira fazê-lo. Nosso objetivo é fazer a loja vender mais, e não colocar produto no estoque do franqueado.
9. Por que a marca só expande em grandes centros/ capitais?
Expandimos para capitais e interior, temos intenção em estar em todos os estados e cidades que tenham clientes para comprar calçados.
10. Quais os planos para o futuro?
O plano é ser a loja referência em calçados no Brasil. Nos próximos 5 anos temos o objetivo de bater a marca de 350 lojas, entre próprias, franquias e microfranquias e nossa meta é ser a melhor empresa de omnichannel em calçados.