A Di Santinni, grupo com mais de 40 anos e TOP 3 dos maiores varejistas de calçados multimarcas do país, está com metas ambiciosas para este ano. Com foco no crescimento das franquias, a marca projeta chegar a 140 lojas com presença em todos os estados do país, além do Distrito Federal, registrando crescimento de 15% no negócio. Para isso, a empresa vai investir R$3 milhões para o desenvolvimento de produtos e aprimoramento de ferramentas para uma melhor experiência do consumidor. Uma das ferramentas que já opera nas unidades é o DS Smart, tecnologia que possibilita a entrega do produto escolhido na loja em até 1 minuto.
A Di Santinni fechou o ano de 2023 com franquias em 17 estados e 122 lojas no total, e a marca registrou crescimento de 9% no setor de franquias, abrindo 11 novas lojas – inclusive as primeiras no estado de São Paulo, em Guarulhos, Campinas, Tatuapé e Taboão. Desse crescimento, destaca-se ainda a região Norte, em especial os estados do Amazonas, Pará e Roraima, que registraram 5 novas lojas e um ganho de 5% no faturamento regional.
“Estamos sempre trabalhando em conjunto com nossos franqueados, não só pelo abastecimento inteligente, com grade aberta do estoque, mas também buscando um crescimento da margem de lucro para os nossos franqueados, sem afetar o valor final para os consumidores”, comenta Viviane Queiroz, head de expansão da marca.
Mesmo com um ano em que o mercado varejista enfrentou desafios, em 2023 a Di Santinni vendeu mais de 10,5 milhões de pares de sapatos em 122 lojas – entre próprias e franqueadas – em todas as regiões do Brasil. Para 2024, a varejista estima uma crescente de 17% nas vendas dos sapatos.
Para alcançar a meta, o investimento forte será em tecnologia. Criação própria, a ferramenta DS Smart possibilita que, além da redução de espera dos produtos pelos clientes, também haja um trabalho de conexão com a preferência do consumidor e que a Inteligência Artificial auxilie os vendedores apresentando acessórios e opções complementares ao produto escolhido. Essa ferramenta também gerou aumento de 4% na rentabilidade de cada loja.
Além disso, a empresa também trabalha com geolocalização. A partir de um mapeamento das regiões com maior potencial de compra, utilizando o perfil de clientes desejados e, em parceria com um time dedicado à gestão de estoque, a marca consegue entregar o produto certo, na numeração exata e na hora precisa, para cada uma das lojas. “Temos uma estrutura de logística e de transportes próprios em que abastecemos as lojas pelo menos uma vez por semana. Assim, o franqueado garante um mix de qualidade renovado para toda a semana”, diz Viviane
O time de expansão da empresa compila todos os dados de público e de cada bairro da cidade em que será aberta a loja para poder analisar e decidir o melhor local. Mesmo após a abertura, a Di Santinni dedica uma equipe para acompanhar de perto a saúde financeira com ações de prevenção e correção para evitar futuros problemas financeiros.
Para Viviane, o sucesso das franquias exige muito planejamento e controle. “Está no nosso DNA acompanhar de perto nosso franqueado, disponibilizando tecnologias que vão ajudar e facilitar o gerenciamento do negócio e a expertise da equipe que atua há décadas nesse mercado. Fazendo um equilíbrio entre o que a inovação pode atuar e o contato humano, que valorizamos tanto por aqui. Com isso, conseguimos trazer um olhar macro e um micro, considerando a regionalização e necessidade de cada ponto de venda em uma determinada cidade”.