Neste cenário, principalmente no setor de alimentação, algumas marcas se lançaram como franquias e começaram seus processos de expansão neste ano. Esses novos modelos criados já chegaram ao mercado adaptados para a nova realidade, com destaque para modalidades delivery e com soluções digitais.
Enquanto o mundo se encontra de cabeça para baixo, o Grupo Atnzo, maior holding de franquias do país, criou a marca Poppys Smash Burger e lançou na pandemia para inspirar novos empreendedores que sentiram medo e recuaram no quesito investimento.
Um estudo feito pelo Sebrae mostra que empreendimentos especializados em hambúrgueres superam o modismo e estão se destacando entre os mais lucrativos do setor Alimentação e Bebidas, que está no topo da lista dos mais promissores para se investir.
A Poppys é uma rede de franquias especializada em Smash Burgers, o tradicional hambúrguer, sem gourmetização. É um ótimo partido para investidores que querem operar com negócios simplificados e altamente rentáveis. A modalidade Classic foi pensada para ser atraente e com a essência das primeiras hamburguerias que surgiram. O cardápio consegue atrair todas as classes. O lanche é servido em um box rápido, pois a ideia é que o cliente coma onde quiser.
Antes de explicar o processo de criação da Poppys, Lucas Atanazio, CEO do Grupo Atnzo, abre espaço para parabenizar empresários e empreendedores que estão atravessando esse pesadelo que atingiu o mundo. “Se você está atravessando o inferno ou deserto tudo que você tem que fazer é continuar andando porque ele vai passar. O brasileiro tem uma força empreendedora no sangue”, diz Atanazio.
Sobre o início da crise sanitária do novo coronavírus no Brasil, Atanazio contou que, desde o começo, a holding ofereceu orientações a empresários, não apenas da própria rede, mas também empresários de fora que procuraram a Atnzo para pedir conselhos sobre como agir no mundo dos negócios diante da crise.
“Entramos fortemente em negociações, fornecedores congelaram pagamentos para os franqueados, nós congelamos pagamentos de royalties, fundo de propaganda e outros serviços. Nada mais é do que a nossa obrigação conduzir franqueados para que eles tenham leveza na operação. Sei que muitos empresários fizeram muitos cortes, mas muitos conseguiram manter sua equipe completa. Seja grato àqueles que fizeram algo por você nesse período. Vamos passar por isso, assim como já passamos por várias outras crises”, ressaltou o CEO da Atnzo.
Diante de uma crise sem precedentes, há sempre uma oportunidade velada!
Ainda de acordo com Atanazio, o papa do franchising, a Poppys foi criada e lançada no meio da crise, com delivery, tanto por aplicativo quanto por entrega própria, take away (retirada) e salão, seguindo as regras sanitárias impostas pela OMS (Organização Mundial de Saúde). “Uma empresa não pode depender de aplicativo que é praticamente seu sócio. Para que consumidores sejam fieis, tem que existir outros canais de venda, por isso criamos o PoppysFone, atendimento via whatsapp da loja. Não foi sorte a marca ter ultrapassado o número de 100 contratos firmados dentro da pandemia”, explicou complementando que um negócio, para dar certo, tem que funcionar gerando receita da hora que abre à hora que fecha.
Sempre que um negócio for criado ou colocado em expansão no mercado, é necessário entender que é preciso ter várias linhas de receita, canais de vendas ampliados, independentemente do segmento, pois se o negócio depender, exclusivamente, de uma única linha de receita, terá possibilidade bem maior de ser fadado ao fracasso. “Não deposite todos os ovos em uma única cesta. Negócio não é física quântica, negócio deve ser explicado com um giz e uma lousa. Se você não conseguir fazer isso, seu negócio é complexo e, provavelmente, sem vias para o sucesso”, finalizou Atanazio.