Desempregado? Saiba como investir sua rescisão abrindo uma franquia

O Brasil está em crise e a taxa de desemprego continua subindo, conforme apontam os dados divulgados pela Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), a média mensal de 8,1% no mês de maio e um fechamento trimestral de 8%, bem superior a média do ano passado que não passou dos 7%.

Com mais de 8 milhões de desempregados, uma das opções para quem foi atingido é empreender. E o caminho para abertura de uma franquia é uma das melhores opções para quem possui interesse em se tornar dono do próprio negócio.

Vantagens de investir em franquias
O setor de franquias vem crescendo a passos largos e na contramão da recessão econômica que o país enfrenta. Embora não sejam modelos de negócios completamente a prova de riscos e imunes às dificuldades, as franquias se destacam positivamente por contarem com vantagens como:

Maior segurança para novos empreendedores, pois como os franqueadores são responsáveis por fornecerem treinamento e capacitação, é possível se aprimorar e desenvolver habilidades e conhecimentos antes mesmo da abertura do negócio.

Modelos de negócios testados e aprovados, pois antes de se tornarem franqueáveis, passaram por períodos de experiência que permitiram o desenvolvimento e aprimoramento do modelo de trabalho.

Maior força de negociação, já que por formarem uma rede com diversas lojas / filiais, conseguem barganhar condições diferenciadas e assim conquistam um melhor posicionamento diante de concorrentes, o que permite diversas vantagens operacionais para todos os franqueados.

Independência jurídica e econômica para os franqueados, já que mesmo estando integrado à marca, cada franqueado é proprietário do seu próprio negócio. Ao comprar a franquia, ele assume uma nova pessoa jurídica, desvinculada da pessoa jurídica do franqueador, o que lhe garante certa autonomia.

Franquias baratas: opções para quem ficou desempregado
Para os desempregados, o valor da rescisão pode se tornar um investimento promissor, caso seja empregado em algo sustentável e que gere retorno como a abertura de uma franquia.

Ao contrário do que alguns pensam, investir em franquias não é algo tão caro. Existem opções que cabem em qualquer orçamento, como micro franquias, franquias gerenciáveis em home office, franquias light, máster franquias, dentre outros.

Os valores de investimento podem partir de R$ 2.500,00 e você pode começar trabalhando em casa, para economizar despesas com aluguéis e custos operacionais fixos. Basta procurar com calma o ramo e o modelo de negócio que são mais interessantes.
Como começar com segurança?

Se mesmo ciente da segurança do sistema de franquias você ainda estiver receoso, ou preferir se prevenir contra as falhas mais comuns, saiba que precisa:
• Avaliar seu próprio perfil, para ter certeza que empreender é o melhor caminho.
• Avaliar sua capacidade financeira, para investir, mas manter uma reserva de capital.
• Analisar o mercado no qual pretende entrar para prever riscos.
• Checar as informações da franquia, avaliando detalhadamente os históricos e relatórios.
• Testar os canais de atendimento e suporte do franqueador.
• Conversar com franqueados mais antigos para entender detalhes das operações.

Com estas precauções básicas, será possível evitar, ou pelo menos minimizar, os principais erros dos empreendedores iniciantes. Continue se aprimorando, tenha coragem e Boa sorte!

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!