Desafios para abrir microfranquias

A vontade do brasileiro em empreender é muito grande, por conta disso já somos considerados um dos países mais empreendedores do mundo. Para quem tem força de vontade e desejo de uma vida profissional independente sem patrão, as microfranquias se tornaram cada vez mais atrativas.

Já são inúmeras as opções de investimento com modelos de negócio que requerem valores abaixo de R$ 80.000,00, com baixo capital de giro e em diferentes segmentos. De acordo com dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o segmento de microfranquia vem crescendo e se mostrando promissor. Em 2013 atingiu 14% de crescimento.

Embora o número de negócios com baixo custo de investimento continue crescendo em 2014, é necessário também permanecer atento às oportunidades. A facilidade de desenvolver modelos de negócio não significa garantia de sucesso.

Como todo empreendimento, abrir uma microfranquia requer atenção a detalhes e cuidados especiais para também fugir ou pelo menos minimizar os riscos envolvidos, pois toda abertura de negócios envolve riscos.

Confira 5 dicas especiais para evitar riscos na abertura de microfranquias:

1- Pesquise a procedência 

Quando começar a pesquisar sobre uma opção de microfranquia, busque referências sobre a mesma. Checar informações importantes como tempo de operação, afiliações a órgãos relacionados ao setor em que opera e quantidades de filiais próprias, podem ser um excelente filtro inicial para limitar o campo de pesquisa.

Há modelos de negócios que não possuem muitas filiais próprias, isto não necessariamente é algo que sirva para descartar uma microfranquia, mas ter certeza sobre o local da sede, quanto tempo está aberta a empresa, há quanto tempo adotou o modelo de microfranquia, se há resultados consistentes e não apenas um ambiente promissor, com certeza devem ser critérios para sua escolha.

2 – Consulte franqueados com negócios já ativos

Após o primeiro passo anterior, é importante visitar e conhecer pessoas já franqueadas. Não há ninguém melhor para confirmar sobre o desempenho do negócio, do mercado e lhe fornecer informações sobre o suporte e relacionamento com o franqueador.

3- Busque suporte com um advogado antes de assinar contrato

Por mais esclarecimento que tenha conseguido com o franqueador e com franqueados, não dispense uma consulta com um advogado antes de assinar o contrato. É fundamental estar atento especialmente às clausulas que possam gerar interpretações ambíguas. 

Checar não lhe trará prejuízo algum, muito pelo contrário, quanto mais seguro estiver e melhor conhecer sobre seu futuro negócio, mais confiança adquire para investir não só financeiramente, mas psicológica e emocionalmente.

4 – Cheque informações fornecidas pelo franqueador

Aprofunde-se nos dados fornecidos pelo franqueador. Ser um pouco detetive certamente contribuirá para a tão necessária segurança. Verifique todas as informações sobre a empresa em órgãos competentes, no mercado e através de pesquisas diversas, quanto for necessário para não restar dúvidas.

5- Tenha afinidade com o ramo a ser escolhido

Por último, mas não menos importante, é preciso realmente ter afinidade com o ramo escolhido. Há muitas oportunidades com mercado extremamente promissor, mas se você não só não se identificar, mas também não conhecer sobre o mercado de atuação, poderá estar mergulhando de cabeça em um poço sem fundo.

Lembre-se, quem ama o que faz e conhece bem, tem mais chance de prosperar que simples aventureiros oportunistas. Empreenda com segurança, especialize-se e seja um microempreendedor bem sucedido.

Clique aqui para receber mais informações: http://www.mapadasfranquias.com.br/registro/newsletter