Leandro Souza é filho de uma empregada doméstica e um porteiro. Teve uma infância humilde e começou a trabalhar bem cedo: entregava jornais e revistas de bicicleta pelo Recreio, bairro do Rio de Janeiro. Um tempo depois, passou para office boy, até entrar no time de marketing dessa mesma gráfica. Foi aí que começou a faculdade de comunicação social.
Seu amigo Bruno Gorodicht, que hoje é seu sócio, já estava nos EUA e o convenceu a ir ‘tentar a vida’ lá também. Ele juntou dinheiro com muita dificuldade, conseguiu o visto e foi, em 2002, ainda durante a faculdade de comunicação. Lá, ele trabalhou como segurança, manobrista e entregador de pizza, mas decidiu se empenhar em um antigo sonho: ser piloto de avião.
Após quatro anos no país, começou o curso de piloto comercial e logo foi trabalhar no táxi aéreo americano. Porém, em 2008, com a crise mundial, acabou sendo demitido e usou sua indenização para abrir uma pequena empresa de valet, onde aprendeu a liderar equipes e desenvolver suas habilidades enquanto empresário.
Já era 2010 quando ele começou a pensar em voltar ao Brasil e decidiu, de vez, ao acreditar que as olimpíadas e a copa do mundo -que seriam sediadas aqui- aqueceria o mercado de aviação. Enquanto esperava a tão sonhada recolocação, passou a pensar na possibilidade de empreender e, vendo as barraquinhas de espetinhos de churrasco nas ruas, teve o insight de levar esse produto para um ambiente mais sofisticado. Leandro, Bruno e mais um sócio investiram R$ 300 mil para abrir a primeira loja. A ideia era ‘gourmetizar’ algo super popular, levando em conta o estilo despojado do carioca, mas sem abrir mão da qualidade e de um bom serviço. Além disso, o clima proposto é bastante democrático e o cardápio tem uma variedade enorme, agradando inclusive vegetarianos e veganos.
O projeto funcionou super bem – em um ano e meio, mais duas lojas foram abertas – e, alguns meses depois, decidiram entrar no franchising, uma vez que sentiam o interesse das pessoas em abrir um Espetto Carioca em outros bairros do Rio de Janeiro. Prestes a completar 10 anos da marca, já contam com 30 unidades, em estados como São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia e Ceará.
No ano passado, com investimento na casa de R$ 5 milhões, inauguraram um frigorífico próprio em São Paulo, que passou a abastecer todos os restaurantes da rede, além de lançarem também a modalidade de quiosques – com investimentos mais enxutos – e específicos para galerias comerciais, terminais de ônibus, metrôs, trens e aeroportos. Nessa categoria, já inauguraram duas novas lojas no Rio de Janeiro. O faturamento da rede em 2019 foi de R$ 79 milhões e a expectativa para 2021 é alcançar R$ 100 milhões, além de inaugurar mais 25 lojas. Também no ano passado, adquiriram a rede Bendito, de cafés, brownies e cookies, que tem sete lojas no Rio de Janeiro e planos de expansão em São Paulo.