Hoje, é difícil imaginar nossas vidas sem o delivery. Ninguém pode negar que a comodidade de fazer um pedido e receber a comida em casa facilitou o dia a dia corrido de muitas pessoas. Sem contar aqueles momentos de picos de desejo de comer um doce ou uma refeição diferenciada quando estamos com preguiça de sair para comer fora. Nessas horas, o delivery é nosso melhor aliado.
A entrega em casa não é uma novidade no meio alimentício. Já há muitos anos, estabelecimentos de comida recebem este tipo de pedido dos clientes, entretanto, pudemos notar, nos últimos anos, uma inovação no delivery. Esqueça ter que ficar na linha por minutos, esperando até que alguém atenda a ligação. Com os apps de delivery, seu pedido é feito com apenas alguns cliques.
A pandemia de Covid-19 popularizou ainda mais estes apps, e as empresas que não aderiram ao sistema delivery ficaram para trás. De lá para cá, ele vem ganhando mais destaque. Durante este período, os serviços de entrega representavam mais da metade do faturamento de 56% dos estabelecimentos comerciais, segundo uma pesquisa da VR Benefícios.
Outro levantamento, feito pela Abrasel no final de 2021, mostrou que 78% dos entrevistados afirmaram que continuariam comprando comida por delivery mesmo quando as restrições acabassem. Ou seja, para aqueles que desejam empreender no setor da alimentação, esse é um serviço indispensável.
A Di Matteo Açaí, franquia de açaiteria com cremes especiais exclusivos, sabe muito bem desta importância, e por isso, destina esforços para uma operação de delivery super eficaz, garantindo que seus clientes tenham não só uma ótima experiência no atendimento presencial. Para isso, ela está presente no principal player de delivery do mercado, mas também conta com sistema próprio de entrega.
Quais os canais de pedidos da Di Matteo?
Além das unidades da Di Matteo espalhadas pela região sudeste e centro-oeste do Brasil para um atendimento presencial, os clientes da Di Matteo podem contar com a comodidade de fazerem seus pedidos via delivery por plataformas próprias da marca (app e site) e pelo iFood.
Mesmo estando presente no maior marketplace de delivery do mercado (iFood), a Di Matteo quis proporcionar uma experiência exclusiva e autêntica aos seus clientes por meio do delivery próprio. Segundo Henrique Machado, CEO e fundador da marca, este investimento oferece várias vantagens aos negócios.
“Conseguimos minimizar erros, reduzir os custos dos franqueados, visto que essas grandes plataformas cobram altas comissões e taxas por pedido; temos maior controle e autonomia em todos os processos. Ainda, podemos ter uma base de dados própria com informações de nosso cliente, como seu de consumo, regularidade de compra, produtos e complementos preferidos.” De acordo com Henrique, este conhecimento permite personalizar o atendimento, oferecendo ações promocionais de entregas personalizadas, e com isso, garantir uma alta taxa de retenção dos clientes.
Benefícios do delivery Di Matteo para os clientes
Mas não são apenas os franqueados que se beneficiam do delivery próprio da Di Matteo. Ao optarem pela compra no app ou no site, os clientes aproveitam vantagens exclusivas. “A primeira vantagem que nós oferecemos é um desconto de 10% na primeira compra. Também contamos com descontos sazonais exclusivos e um programa de fidelidade, o Di Matteo Lovers”, conta o CEO.
Dentre este pacote de benefícios, há, também, adicionais grátis, cremes exclusivos a R$1,00, cupons de até 50% de desconto e sorteio de prêmios para os clientes membros do programa. De acordo com Henrique, a Di Matteo aplica estratégias de marketing para induzir os clientes a baixarem o app e fazerem o uso do delivery próprio.
“Realizamos distribuição de cartões com informações, campanhas de marketing por meio de vídeos com influencers, aplicação de QR Code em nossos materiais digitais, impressos e pelo site, divulgando esses benefícios.”
Otimização operacional do delivery
Um dos fatos interessantes sobre o delivery Di Matteo é que ele foi idealizado pelo próprio CEO. Henrique atua no setor de tecnologia desde 2009, sendo assim, utilizou sua expertise para ter um controle total dos processos, uma base de dados sólida e personalização de acordo com as necessidades da rede.
Recentemente, o app foi unificado com o sistema principal de gestão, permitindo total controle e gerenciamento das unidades. Além disso, o iFood também é integrado. Desta forma, o cliente faz o pedido pela plataforma e, automaticamente, ele chega ao PDV da Di Matteo, não só criando o pedido como também atualizando status, pagamentos, cancelamentos e permitindo conversas pelo chat, o que otimiza bastante a operação, já que exclui a necessidade de fazer estas tarefas manualmente. Isso dá mais liberdade de tempo ao franqueado e proporciona um atendimento mais rápido ao cliente.
Este zelo pela experiência do delivery também se aplica no percurso da entrega do produto. Segundo Henrique, a rede atua com entregadores próprios e parcerias com empresas logísticas prestadoras destes serviços, além de contar com freelancers aos finais de semana para darem conta da demanda. “Orientamos aos responsáveis que desenvolvam um bom planejamento de rotas diminuindo tempo e consumo de combustível. Com a automatização no processamento dos pedidos, podemos agilizar a logística e reduzir erros. Tudo isso garante que nossa entrega seja rápida e eficiente.”
Por fim, o CEO reconhece a relevância do delivery para a Di Matteo, que hoje, representa a maior fonte de geração de pedidos (56%), tendo um papel crucial no faturamento e crescimento da rede. “A modalidade permite que alcancemos públicos mais distantes fisicamente das unidades e o cliente que prefere receber o produto na comodidade de sua casa, aumentando nossa base de clientes.”