A franquia Crepefy, marca especializada no modelo europeu de crepe francês, lança seu novo modelo de franquia, no formato contêiner. O investimento é mais barato que uma loja convencional, a partir de R$ 75 mil.
André Augusto, fundador e CEO da Crepefy conta que a ideia de criar um novo formato surgiu para alcançar um público maior em locais de conveniência, onde não é possível acessar com as lojas tradicionais, além de levar em conta o impacto econômico e ambiental que essa iniciativa trás.
O empresário revela que há propostas de investidores interessados em levar o novo negócio a locais como o Parque Ibirapuera e o Parque Villa-Lobos, ambos na cidade de São Paulo. “Esse novo formato é ideal para ser instalado em parques, praças e postos de combustível, entre outras áreas que serão analisadas pela franquia”, enfatiza.
Apesar do novo modelo ser mais econômico, ele contará com a mesma estrutura e equipamentos que as lojas tradicionais, como o quiosque e o store to go smart. A vantagem do novo formato está que além de ser um negócio mais barato, também terá estrutura mais enxuta (área a partir de 6 metros quadrados), e entre 2 a 4 funcionários.
O novo modelo solicita investimento inicial entre R$ 75 mil a R$ 110 mil, incluso taxa de franquia, mais capital de giro e instalação (com estoque). O faturamento é de R$ 40 mil mensal, com lucro líquido entre 18% e 25%, e retorno do investimento previsto entre 9 a 18 meses.
Modelo sustentável
Outro ponto favorável neste negócio é para quem busca por algo sustentável. “Para montar uma loja existe um investimento alto, além de todo o transtorno com reformas e etc. Já com o contêiner tem um viés mais rápido, entregamos pronto, o que gera economia para o bolso do investidor. E ainda tem a questão da sustentabilidade, pois ao utilizar contêiners, evita-se que essas estruturas sejam descartadas como resíduos sólidos, diminuindo assim a quantidade de materiais que acabariam em aterros sanitários ou lixões. A construção de novas estruturas requer uma quantidade significativa de energia e produz emissões de carbono. Ao reutilizar os contêiners, reduz-se a necessidade de fabricar novos materiais e transportá-los, o que ajuda a diminuir a pegada de carbono associada à construção”, explica André.
Considerado como uma forte tendência e inovação para o mercado, o uso de contêiner também combate o alto custo de uma montagem de uma loja. Além do mais, toda a parte de encanamento e hidráulica já vem semi preparados para embutir banheiros e cozinhas, por exemplo.
A reutilização de contêineres desempenha um papel significativo na redução da emissão de gases poluentes, especialmente metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2), associados à disposição inadequada de resíduos sólidos em aterros sanitários no Brasil. Com aproximadamente 58% dos resíduos do país destinados a aterros sanitários e 39% a lixões ilegais, cada medida para mitigar esses impactos é de extrema importância.
“A reutilização de contêineres não apenas evita que essas estruturas contribuam para a geração de gases de efeito estufa em aterros, mas também reduz a necessidade de construção de novas estruturas, diminuindo assim a pressão sobre os recursos naturais e minimizando o impacto ambiental associado à extração e produção desses materiais. Portanto, ao promover a reutilização de contêineres, não apenas se cria uma solução prática para a construção de espaços funcionais, mas também se contribui para a redução significativa da emissão de gases poluentes e para a preservação do meio ambiente, resultando em benefícios ambientais significativos para as gerações presentes e futuras”, enfatiza o CEO da Crepefy.
Perfil do franqueado
André Augusto conta que para empreender nesse negócio é necessário que o investidor tenha o perfil alinhado aos desafios do negócio, como identificação com o segmento; liderança de equipe; ser engajado com os propósitos e pilares da franquia; comunicativo, e gostar do atendimento ao público.
O papel do franqueado dentro da operação é separado por duas frentes: franqueado operador, onde estará no dia a dia da empresa cumprindo carga horária e de fato operando a loja. Esse perfil consegue ganhar mais dinheiro no negócio por estar exclusivamente dedicado à unidade. Há também o perfil de franqueado investidor: aquele que investe na operação, mas contrata um gerente e faz a gestão do negócio, sem cumprir uma carga horária fixa na operação.
A franqueadora é responsável por oferecer suporte operacional, marketing, treinamentos semanais (online), inclusive no auxílio para localização do ponto físico.
Expansão
Atualmente a Crepefy conta com 85 unidades comercializadas espalhadas por 12 estados. A meta com a introdução do novo modelo de negócio no mercado é comercializar mais 100 unidades este ano, sendo 20% delas somente no formato contêiner.
A franquia, que já nasceu com uma proposta internacional, também foca a expansão para o exterior. Neste primeiro semestre há previsão de abertura de loja em Orlando (EUA), e André revela que já está de olho no mercado para expansão do modelo de negócio por Lisboa (Portugal), Bolívia e Santiago (Chile).
“O cardápio robusto e variado, com mais de 30 sabores de crepes, entre doces e salgados, além de coffee, sobremesas, saladas e bebidas da casa, atende a diversos gostos e preferências, atraindo um amplo público. Essa abordagem econômica e ambientalmente consciente promove não apenas um negócio sustentável, mas também uma experiência gastronômica diversificada e atrativa para os consumidores”, enfatiza o empresário que acrescenta estar muito otimista e confiante com esse novo modelo de negócio.
A Crepefy entrou para o franchising no início de 2023 e cresceu 600% em apenas um ano. Com a expansão dos negócios, e a chegada ao exterior, a marca projeta faturar R$ 50 milhões este ano.
Além do modelo contêiner, a Crepefy também conta com os formatos quiosque e loja de rua com investimento a partir de R$ 80 mil. Em todas elas é possível trabalhar delivery e também em eventos, que é onde o franqueado leva uma mini loja com estrutura modular para qualquer tipo de evento e serve os crepes como em um restaurante servidos à vontade, sem causar bagunça, cheiro ou fumaça.