Superação, transformação e motivação são três palavras muito usadas na hora de explicar momentos especiais, daqueles que muitos achariam impossível vivenciar. Todas elas podem ser usadas, por exemplo, para resumir a trajetória pessoal e profissional de Cristian Nascimento, responsável pelo departamento de Supply Chain do L’Entrecôte de Paris – rede de restaurantes fine dining referência em prato único no Brasil.
O jovem chegou à rede de restaurantes, que é parte do Grupo SMZTO – principal private equity de franquias do Brasil, com apenas 23 anos. Foi em 2018, exatamente 10 anos após o início das atividades do primeiro restaurante da marca, localizado no bairro do Itaim, na cidade de São Paulo.
Nascimento chegou à empresa para ocupar o cargo de ajudante de cozinha. Suas atividades seriam desenvolvidas na fábrica do L’Entrecôte de Paris e seria dele a tarefa de auxiliar o chef principal na execução da receita do famoso molho secreto da rede, guardada a sete chaves há 17 anos.
A atividade não era simples e tampouco fácil, afinal, o preparo do molho requer atenção total. São 21 ingredientes e mais de 36 horas até que a receita esteja pronta para o envase e distribuição para cada um dos 34 endereços da rede. Não levou muito tempo para que o jovem, que antes exercia a função de digitalizador, aprendesse cada detalhe das atividades mais importantes da cozinha central da rede de bistrôs.
O desafio se tornou ainda mais importante em 2020, com a pandemia. Afinal, com o fechamento dos estabelecimentos comerciais e a imposição do distanciamento social, foi necessário não só que os restaurantes L’Entrecôte de Paris passassem a focar seus esforços no delivery, mas que pouquíssimas pessoas trabalhassem nas cozinhas. Apenas Cristian e o chef da rede tinham conhecimento sobre a receita do molho secreto e precisaram se desdobrar para que o abastecimento de todas as unidades fosse mantido com a qualidade de sempre. A essa altura, Cristian já dominava o preparo da receita completa e também passou a guardar a informação de forma consistente.
A pandemia trouxe, ainda, outros desafios para a carreira de Nascimento. Com o reduzido número de pessoas que podiam trabalhar presencialmente, o jovem passou, em 2021, a se envolver mais com as atividades administrativas da franqueadora. Em 2022, migrou de setor e passou a ocupar o cargo de auxiliar administrativo. No entanto, não deixou de lado os conhecimentos adquiridos nos anos vividos na cozinha central da rede. Tanto, que em 2023, ano em que o L’Entrecôte de Paris iniciou seu processo de internacionalização, Cristian Nascimento foi um dos profissionais destacados para produzir o molho secreto em terras portuguesas.
A partir de 2025, o jovem e excepcional profissional assume outro desafio importante. Agora, é responsável pela área de Supply Chain do L’Entrecôte de Paris. “É gratificante olhar para trás e ver o quanto pude evoluir. Comecei minha vida profissional como digitalizador sem imaginar que o meu futuro seria construído, de verdade, em uma cozinha profissional. Hoje, depois de ter passado pela produção, acredito que posso somar de forma diferente no administrativo, tornando o Supply Chain ainda mais efetivo para toda a rede. Vamos em busca de mais qualidade e crescimento para todos”, finaliza Cristian Nascimento.






