De cliente a franqueado de sucesso: uma transformação além da estética

Após enfrentar desafios pessoais e profissionais, Silvio Marcelo encontrou na depilação a laser um novo propósito

Convenção de franqueados Espaçolaser 2024

A Espaçolaser, rede de franquias de depilação a laser, tem diversos casos de sucesso de franqueados, e Silvio Marcelo Rodrigues é um exemplo inspirador de transformação. Engenheiro civil de formação, Silvio conheceu a Espaçolaser de forma inesperada em 2013, após enfrentar um momento difícil com a perda de um irmão para o câncer e o desenvolvimento de uma doença autoimune, que causa a queda de cabelo.

Além de ser alérgico a lâminas, as soluções médicas tradicionais para a questão capilar não foram suficientes. Sua esposa, Priscila, que também sofria de alergias a métodos de depilação tradicionais, foi a primeira a utilizar a depilação a laser e obteve resultados muito positivos. Como uma alternativa recomendada por seu médico, Silvio procurou uma unidade da Espaçolaser e resolveu testar também a tecnologia. “Me surpreendi totalmente com a eficácia do tratamento, com o atendimento, com o plano de negócio da empresa, enfim, com tudo!”, conta ele.

Com o sucesso do tratamento, Silvio se interessou tanto pelo resultado de transformação do procedimento que começou a estudar o modelo de negócio e, em fevereiro de 2017, mesmo enfrentando desafios financeiros, decidiu investir em uma franquia Espaçolaser. Junto de sua esposa, irmão e cunhada – como sócios, apostou no negócio e abriu sua primeira unidade em Jaú, SP, e a partir daí, embarcaram em uma jornada de crescimento constante, abrindo uma nova unidade a cada ano.

Hoje, com seis franquias em operação — nas cidades de Jaú, Itapetininga, Jaboticabal, Itajubá, Catanduva e Lençóis Paulista, todas no Interior de São Paulo —, Silvio e sua família construíram um negócio de sucesso, que proporciona transformação na vida de seus clientes. “Sentimos essa liberdade na pele, literalmente. O impacto da depilação a laser nas nossas vidas foi tão profundo que sabíamos que essa era a nossa missão: levar essa tecnologia para outras pessoas”, diz Silvio.

No entanto, o caminho foi de muito trabalho. Durante o primeiro ano, Silvio praticamente morou em Jaú para garantir o sucesso da franquia. Enquanto trabalhava com engenharia durante a semana, ele dedicava noites e fins de semana à Espaçolaser. A transição de um ambiente predominantemente masculino, nas obras, para um setor majoritariamente feminino, foi um desafio que ele abraçou com determinação. Quando em 2022, após quebrar o pé, Silvio decidiu deixar de vez a engenharia para se dedicar exclusivamente à rede de franquias. Ao lado de sua esposa Priscila, sua cunhada Claudia e seu irmão Jefferson, que cuidam da parte comercial e de eventos, o time administra as unidades com 42 colaboradores. Juntos, eles continuam investindo no crescimento e na excelência dos serviços.

A estrutura de suporte da empresa e o respaldo que os franqueados recebem foram essenciais para superar esses desafios. “A rentabilidade é fora da curva e o acolhimento é o mesmo de quando a marca tinha apenas 150 lojas – hoje são mais de 850. A Espaçolaser se preocupa com o bem-estar de todos, e isso nos dá confiança para continuar crescendo”, afirma Silvio.

Além do sucesso financeiro, Silvio se orgulha de poder impactar a vida dos clientes de maneira significativa. Histórias como a de uma mulher trans que realizou o sonho de fazer a depilação no rosto, ou de uma senhora que sofria de pelos faciais e se sentia prisioneira em casa, são exemplos do poder transformador da depilação a laser e a principal força motriz que incentiva Silvio e Priscila a continuarem expandindo.

A trajetória de Silvio Marcelo e Priscila, reflete também, o potencial do mercado de estética no Brasil, que, conforme levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), registrou um crescimento impressionante de 567%​ nos últimos anos. Além disso, a previsão é que o setor de beleza alcance cerca de US$ 580 bilhões até 2027, segundo a pesquisa da empresa de consultoria McKinsey Global Institute, mostrando o quanto o segmento continua a atrair investimentos e a criar oportunidades para empreendedores como Marcelo.