A história de Thiago Machado, de 34 anos, é um retrato de crescimento construído com disciplina, visão estratégica e profundo conhecimento do setor educacional. Responsável pela abertura da primeira unidade da Prepara IA após o rebranding da marca, em Taboão da Serra, na região metropolitana de São Paulo, o empreendedor soma 19 anos de atuação no franchising de educação, se consolidando como o que mais fatura dentre as 300 escolas da rede.
A trajetória de Thiago começou cedo. Aos 16 anos, ingressou na rede SOS Educação Profissional como assistente de vendas. Em apenas um ano, assumiu a liderança da equipe, sendo responsável por processos de contratação e treinamento. Após dois anos, o jovem se tornou consultor de vendas e, aos 20 anos, já ocupava a supervisão comercial da Microlins, demonstrando desde a juventude um perfil de liderança e capacidade de gestão.
O crescimento foi contínuo. Com 22 anos, Machado assumiu a gerência de vendas e, aos 25, se tornou franqueado da Microlins naquela época. Dois anos depois, aos 27, adquiriu a unidade da SOS Educação Profissional onde havia realizado sua primeira entrevista e experiência no mercado de trabalho. “Voltar como empreendedor ao lugar onde tive minha primeira oportunidade profissional foi simbólico. Mais do que assumir uma unidade, o desafio era transformar um ponto que enfrentava dificuldades em uma operação de alta performance”, revela o empresário.
Os resultados vieram de forma consistente. Sob a gestão do franqueado, a unidade se tornou a de maior faturamento regional em 12 meses e, em seguida, alcançou o posto de maior incremento em vendas em âmbito nacional da rede, posição que permanece como referência até hoje.
Foi então que outro capítulo marcou a trajetória empreendedora do empresário: a migração da SOS para a Prepara IA. Apostando em um modelo educacional mais amplo e conectado às demandas do mercado, o franqueado manteve a liderança em faturamento e passou a figurar entre as maiores operações da MoveEdu, grupo detentor da marca em questão, Microlins, Yázigi e Ensina Mais Turma da Mônica, sendo atualmente apontado como o terceiro maior faturamento do conglomerado de franquias educacionais. “A escola se transformou rapidamente em um case nacional de faturamento, com média mensal em torno de R$ 240 mil, impulsionada pela diversificação de cursos, maior permanência dos alunos e aumento do tíquete médio”, revela.
Porém, Thiago foi além, e após o reposicionamento da Prepara IA, ele se tornou o pioneiro ao inaugurar a primeira unidade do novo modelo de negócio da rede, que integra inteligência artificial ao ensino profissionalizante.
“Identificamos o avanço da tecnologia como o momento ideal para reposicionar a marca e investir em um novo modelo de ensino. Ser a primeira unidade a operar 100% dentro do conceito da Prepara IA reforça nossa visão de futuro e o compromisso em oferecer aos alunos um ambiente moderno, inovador e inspirador”, finaliza o empreendedor.






