Da churrasqueira de latão a um faturamento de R$ 4,5 milhões

Rede de hamburguerias Albert's, de Joinville, conta com 11 unidades e projeta fechar o ano com 100 lojas

O joinvillense Alberto May Filho começou a carreira profissional no setor de cobranças de um supermercado. Depois, trabalhou em uma empresa de embalagens e chegou a abrir um pub irlandês. Mas foi com a hamburgueria Albert’s – o nome homenageia o seu pai, também Alberto – que conseguiu se realizar profissionalmente, transformando a paixão pela cozinha (e as carnes, em especial) em um empreendimento que hoje conta já com 11 unidades e fatura R$ 4,5 milhões anuais.

A trajetória do Albert’s, que viria a se tornar sinônimo de hamburguer gourmet em Joinville e no norte de Santa Catarina, começou de forma modesta. Em 2013, Alberto e a esposa Thonia Carla Cadorin participavam de diversas feiras na cidade, inicialmente vendendo seus hamburgueres – preparados em uma churrasqueira de latão estilizada – em barracas e, mais tarde, em um dos primeiros food trucks da cidade. Já nesta época, a grande aprovação dos clientes indicava que o Albert’s viera para ficar.

O passo seguinte foi a presença em grandes eventos, como o Festival de Dança de Joinville, maior encontro de dança do mundo em número de bailarinos, e a tradicional Festa das Flores, realizada na cidade desde 1964. A cada novo evento, aumentavam os pedidos de hamburgueres artesanais preparados pelo casal. E, invariavelmente, Alberto e Thonia vendiam tudo o que haviam preparado.

Em 2014, menos de um ano após o tímido começo com churrasqueira de latão, Alberto e Thonia decidiram abrir a primeira loja de rua, no bairro Atiradores. Dois anos depois, o Albert’s começou a operar no sistema de delivery. Em 2017, com os hamburgueres gourmet já fazendo fama na região, a hamburgueria começou sua expansão no sistema de franchising.

Hoje, além de três lojas operando em Joinville – outras duas estão em implantação –, a rede conta com unidades em Piçarras, Barra Velha, Penha, Blumenau, Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul. Com o suporte da 300 Franchising no processo de expansão, o Albert’s projeta encerrar o ano com 100 unidades e um faturamento de R$ 9 milhões.

Para 2021, a meta é fechar com 300 lojas abertas e faturamento de R$ 14 milhões. “Meu lazer, meu maior hobby sempre foi cozinhar. Só tornei ele minha profissão”, revela Alberto. “Quando estou feliz, cozinho. Quando estou estressado, também cozinho. E sempre relacionado a carne, churrasco, hamburguer. Está na veia”.

Segundo o empresário, a simplicidade e a honestidade com que ele e a esposa trabalham desde o começo se tornaram a marca registrada e um dos pilares do sucesso do empreendimento. “Até hoje acreditamos na questão da simplicidade. Somos simples, sem truques. É assim que costumamos trabalhar”, garante Alberto. “Prometemos um produto honestamente bom. E cumprimos. Isso faz com que o cliente confie na gente. Esse compromisso é difícil para a maioria das marcas cumprir.”

Além disso, outro fator que na sua opinião faz a diferença é o empenho na manutenção da qualidade dos produtos. “O Albert’s é uma paixão. Não é só entregar um hambúrguer”, comenta Alberto. “Saber que nossa marca foi escolhida para fazer parte do dia a dia de milhares de pessoas torna nosso trabalho muito especial”.

Combo de mini hambúrgueres, sucesso de vendas na pandemia

A pandemia de coronavírus, que atingiu praticamente todos os setores econômicos, levou muitos restaurantes à falência. No Albert’s, porém, a crise gerada pela Covid-19 tornou-se combustível para a criatividade e a busca de soluções para manter o negócio cada vez mais pujante.

Segundo Alberto, após o começo do isolamento social em razão da Covid-19, as estratégias de entrega em domicílio da rede foram revistas e reforçadas, e o cardápio foi aprimorado para se tornar mais atraente no delivery. O resultado foi um aumento de 50% nas vendas via delivery. Com isso, o segmento – que antes representava de 25% a 30% do faturamento – hoje responde por 40% da receita.

“A pandemia foi um grande susto não só para mim, mas para todo mundo que trabalha neste segmento”, conta Alberto. “Antes da crise, já vínhamos trabalhando muito forte com delivery, pois sempre achei que seria uma grande ferramenta de vendas. A pandemia veio para nos mostrar que essa ferramenta precisa ser trabalhada por todos os restaurantes”.

Neste sentido, a empresa lançou um aplicativo próprio de delivery e criou novos produtos, como um combo com 24 mini hambúrgueres, que se tornou um sucesso de vendas. “O hambúrguer, que antes você comia sozinho, agora pode dividir. Cada mini hamburguer tem 56 gramas de carne. É um combo para compartilhar em família”, explica Alberto. “São vários sabores diferentes. A saída está sendo espetacular. Praticamente, levamos um rodízio de mini hambúrgueres até o cliente.”

Por meio do aplicativo próprio, que segundo Alberto não compete com os tradicionais apps de delivery, a empresa oferece promoções especiais que variam a cada semana. “O aplicativo próprio só demonstra para a gente o jeito e as características de consumo do nosso cliente”, diz Alberto. “Com isso, conseguimos perceber as peculiaridades de cada cliente e buscamos utilizá-las como forma de fidelizá-lo”.

Outro produto inovador criado pela rede é o balde de batatas-fritas. Personalizado com a marca Albert’s, o item pode ser levado para casa – pode-se usá-lo para comer pipoca, por exemplo – e trazido ao restaurante na próxima visita do cliente à loja. “O balde é reutilizável. Na primeira vez, o cliente paga por ele. Depois, só paga a batata, e ganha de brinde o cheddar e o bacon para pôr em cima”, explica Alberto.