Crise ou oportunidade?

A ORTOPLAN – Especialidades Odontológicas (www.ortoplan.com), uma das maiores redes de franquias de clínicas odontológicas do Mercosul, nasceu um 1998, em Foz do Iguaçu, por iniciativa dos odontólogos Dr. Faisal Ismail e Dr. Alessandro Schwertner. O ideal de ambos era oferecer aos pacientes uma odontologia de qualidade com auxílio de tecnologia de ponta e modernos processos de gestão da clínica. O franchising foi o meio escolhido para multiplicar a proposta.

A Ortoplan já conta com 46 clínicas, entre abertas e contratadas, em 9 estados brasileiros, além de 6 unidades em atividade no Paraguai.
E para 2015, os planos de negócios traçados por Ismail e Schwertner preveem um crescimento mais agressivo e acentuado, quando espera um aumento de 120% no número deunidades e faturamento de R$ 20 milhões com crescimento de 65% em receita. A meta é chegar a 100 unidades em operação até o final do ano, tanto em cidades brasileiras, como em países do MERCOSUL. Para 2016, o plano é chegar a 200 franquias. Mas com crise e tudo?

Entrevistamos o Dr. Faisal Ismail – presidente e cofundador da Rede Ortoplan Especialidades Odontologias – para entender como e onde a franquia pretende se expandir. Confira.

Mapa das Franquias: Com a crise, como está o plano de expansão das franquias? Grandes centros ou interior? Para onde vão as novas lojas?

Dr. Faisal Ismail: O Plano de expansão está direcionado ao interior de todo Brasil, pela menor concorrência e maior oportunidade de crescimento mais rápido.

Mapa das Franquias: Quais as características atraentes das áreas escolhidas para expansão (sejam elas grandes centros ou interior)? O que as torna viáveis? Existem lugares “imunes” a crise?

Dr. Faisal Ismail: As características são várias, porém o que mais chama nossa atenção é o IDH de sua população como ele vem evoluindo, e a renda per capita de sua população.

Há lugares que sofrem menos com a crise, imunes não acredito que tenha, esta que sofrem menos são as cidades menos indústrias, com maior poder de autogestão, são raras mas existem, isso está associado à cultura daquela população.

Mapa das Franquias: Qual a perspectiva de crescimento da franquia Ortoplan para 2015/2016?

Dr. Faisal Ismail: Nossa perspectiva é realista e otimista, sabemos que o país está passando por um período de ajustes, porém o franchising é uma das poucas áreas que continuam sendo um negócio seguro, por isso pretendemos ter 100 unidades até 2016.

Mapa das Franquias: O que um novo franqueado deve esperar desse momento econômico? Existem dicas para “driblar” a crise?
Dr. Faisal Ismail: O novo franqueado deve estar atento a tudo, ser um excelente replicador, ser capaz de ser líder de sua equipe, e estar sempre de bem com seu negócio e com as pessoas. Os cuidados nas despesas devem ser um dos pontos fundamentais, trabalhar com estoque mínimo, ter a cultura da reciclagem de papel e água. Saber onde a luz pode ser reduzida com novas tecnologias de energia disponível.

Mapa das Franquias: O apoio da franqueadora e o diálogo com o franqueado são fundamentais para o sucesso de uma rede. Existe algum tipo de “reforço” ou esforço extra em uma época como essa?

Dr. Faisal Ismail: Sim, existe o personal coaching com as unidades, estreitando assim os ajustes necessários a todos franqueados, ficamos muito atentos o dia todo e contamos com uma ferramenta de gestão que orienta o franqueado de como anda seu negócio, isso facilita muito na hora de ver onde tem que apertar o cinto.

Mapa das Franquias: Como convencer um novo franqueado a ingressar na rede neste momento? Que segurança e resultados ele pode esperar?

Dr. Faisal Ismail: Tudo é uma questão de alinhamento e visão entre ambos, franqueado e franqueador, sabemos como lidar numa época de cautela, sendo transparente com os franqueados novos, isso é fundamenta, ele saber que crise pode significar oportunidade, e acreditamos nisso, estar sempre prontos pra crescer em qualquer momento, isso ele entende.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito