Presença constante na vida dos brasileiros, o uso de aplicativos aumentou durante a pandemia. Levantamento da empresa de medição de performance de marketing digital AppsFlyer, apontou que 19% dos downloads de apps de e-commerce via Android no mundo todo ocorreu no Brasil, o que coloca o país como campeão de downloads. A pesquisa ocorreu entre janeiro de 2020 a julho de 2021.
Já em aparelhos iPhones foram registrados 9% das instalações no Brasil, ocupando a segunda posição do ranking. Ainda segundo o levantamento, isso significa cerca de 750 milhões de aplicativos de comércio eletrônico instalados em smartphones.
Com a melhor aceitação dos brasileiros pelo uso dessa ferramenta, as empresas já entenderam a importância de se fazer presente no digital, já que isso aumenta a taxa de conversão.
A franquia Acquazero Eco Wash – especializada em limpeza ecológica e estética automotiva e residencial – foi uma das empresas a adotar esse sistema e possibilitar um novo canal de vendas aos seus franqueados. Inclusive, a marca se tornou a primeira franquia no Brasil no segmento de estética e limpeza automotiva a oferecer um aplicativo próprio aos seus franqueados. Dos 550 franqueados, média de 77% deles utilizam esse recurso.
“A utilização do app vem aumentando no decorrer do tempo, como também a evolução do sistema, principalmente do feedback dos próprios franqueados. Aqueles que ainda não aderiram ao uso a franqueadora vem realizando um trabalho individual sobre a importância e facilidades de agregar essa ferramenta no dia a dia. Grande parte deles é de unidades antigas que utilizavam outros sistemas de gestão. E desde que a marca foi adquirida pela holding Encontre Sua Franquia (em 2018), trabalhamos arduamente para criar novos sistemas mais fáceis, rápidos e que gerassem lucro ao empreendedor”, explica Henrique Mol, diretor executivo da franquia Acquazero.
Um canal a mais de vendas
Desde que a Acquazero implantou o aplicativo no final de 2019, a franquia registrou um crescimento médio de 20% em demandas geradas pelo app e e-commerce da marca em comparação entre 2022 com o ano de 2021.
O objetivo central foi levar comodidade ao cliente e criar um novo canal de venda dinâmico ao franqueado. Através dele o cliente consegue agendar dia, horário e os serviços a serem executados, inclusive o pagamento também pode ocorrer de forma online, aumentando assim as conversões dos franqueados. O aplicativo é totalmente gratuito aos franqueados, ou seja, não há nenhuma taxa de adesão.
“O investimento na tecnologia tem como principal objetivo a geração de demanda aos franqueados, como também a franqueadora auxiliar em estratégias de marketing que beneficie as unidades da rede. É importante entender que o app é um dos recursos do sistema que o franqueado utiliza chamado Acqua On, único sistema para total gestão das unidades. Com isso, agregamos ao trabalho, o auxílio de agência de marketing terceirizada que cria estratégias com foco principal, também, nos dados inseridos nesse sistema, assim é possível contar com ações de marketing mais assertivas”, enfatiza o empresário.
Mol pontua que o foco da franqueadora é fazer com que ao menos 5% do faturamento das unidades sejam originados pelos canais de vendas online (app e e-commerce). Atualmente a média gira em torno de 2%.
Até o momento, a maior demanda provenientes do aplicativo são pelos serviços delivery, onde o franqueado se desloca até o local onde o cliente está. Porém, o usuário tem a opção de também agendar em uma loja física, onde ele é responsável por levar o veículo até uma unidade para receber o atendimento. As mulheres são as que mais têm utilizado essa ferramenta, e entre os serviços mais buscados está o de limpeza de veículos e higienização de estofados.
App + e-commerce
Além do aplicativo o cliente também tem a possibilidade de contratar os serviços pelo e-commerce da Acquazero. Basta acessar o site, e agendar o horário. Com isso, o franqueado receberá o chamado direto no seu próprio aplicativo, pois há um app próprio para gerenciamento. No seu raio de atuação ele pode receber até 16 demandas diariamente.
“Trata-se de duas ferramentas simples que possibilitam levar demanda ao franqueado através de uma forma simples de contratação dos clientes. Além de ser algo eficiente, traz potencial de lucro para o empreendedor. Tanto o aplicativo como o e-commerce estão disponíveis em todo o Brasil onde há unidades da Acquazero”, finaliza Mol.