Há quem diga que a pandemia causada pelo novo coronavírus foi um desastre em diversos sentidos. E é o que a maior parte da população tem passado. Contudo, ainda há quem vem sobrevivendo bem a esta crise global.
O setor de Beleza, Saúde e Bem-estar vai na contramão e segue em constante crescimento e, mesmo diante da pandemia e até por causa do isolamento social, alcançou números impressionantes. Segundo a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) o mercado cresceu 10% nos últimos dez anos e, por conta das medidas restritivas, no ano passado o faturamento de cosméticos cresceu 5,8%.
Para corroborar estes dados, no setor de Franquias, o nicho também vai muito bem. De acordo com relatório da ABF (Associação Brasileira de Franchising), até o terceiro trimestre de 2020, o segmento apresentou receita de R$34,7 bilhões.
Contribuições pandêmicas
A pandemia do novo coronavírus foi um dos fatores fundamentais para tal crescimento. Primeiro porque as pessoas passaram a cuidar mais de sua higiene. Em outro momento, olharam mais para si e dedicaram cuidados mais pessoais. Com a volta da economia, mesmo que ainda lentamente, tanto homens como mulheres foram em busca de salões e empresas de cuidado com a beleza e com a saúde.
E o efeito foi sentido por diversos empresários do segmento, que comemoram os saldos positivos. Para o especialista em beleza e bem-estar e CEO da Unhas Cariocas, rede de franquia de esmalteria, Maurício César, e que acabou de anunciar a Escova Express, uma nova rede de franquia, as previsões futuras são excelentes. “As pessoas estão buscando mais pelo autocuidado, seja em casa, seja em empresas especializada. Nós tivemos um crescimento significativo na Unhas Cariocas e prevemos dobrar os números até o final de 2021. Isso porque, além da nova marca que criamos, vamos inaugurar nossa fábrica própria para a venda dos nossos produtos. Este é o resultado de uma demanda crescente”, afirma.
A rede Unhas Cariocas, que conta com 60 unidades por todo o país, faturou mais de R$10 milhões em 2020 e, com a nova empresa, pretende alcançar 50% do faturamento até o final deste ano. “Tudo nasce da demanda que recebemos, seja em períodos críticos, ou não. E tudo caminha conforme o olhar do empresário para a situação. Nós, por exemplo, criamos a Escova Express a partir de uma necessidade das nossas clientes, que não conseguiam entrar em um local e já saírem prontas para seus compromissos, tendo que ir em vários salões. Assim, elas levavam muito tempo e se desgastavam demais. Enxergamos isso e desenvolvemos algo que elas precisavam, com praticidade e agilidade”, comenta Maurício.
O especialista de beleza e bem-estar segue otimista e acredita que o novo hábito dos consumidores ditará as regras do crescimento do setor. “Vamos continuar crescendo e quem investir neste nicho vai ter retorno rápido e lucrativo. As pessoas já estão buscando se manter bem, tanto em saúde, como na aparência e esta tendência vai crescer ainda mais”, finaliza.