Viver sem tecnologia, atualmente, pode ser algo praticamente impossível para muitas pessoas. Com o avanço tecnológico, muitas atividades passaram a ter esse recurso como seu grande aliado, consequentemente, grande parte das ações na rotina de uma pessoa é movida com o auxílio da tecnologia.
Isso não seria diferente para a condução de uma empresa, que utiliza a tecnologia desde sua gestão, até o atendimento ao cliente final. Um dos benefícios vindo desse avanço tecnológico é a Inteligência Artificial (IA), que conquistou espaço em boa parte dos negócios brasileiros.
Em um levantamento global realizado pela International Business Machines Corporation (IBM), revelou que em 2022, cerca de 41% das empresas brasileiras utilizaram Inteligência Artificial no seu cotidiano.
A Crepefy – marca especializada no modelo europeu de crepe francês – é uma dessas empresas que vem investindo em tecnologia, especialmente em Inteligência Artificial, para gerar benefícios aos seus clientes e um maior poder de ganho para os seus franqueados.
Sistema com IA
A Crepefy adotou um sistema com IA para relacionamento com os consumidores. Ou seja, todos os clientes que entram nas lojas, os franqueados solicitam os dados básicos de cada um para realizar o pedido, como o nome e telefone. Com isso, é possível mapear o seu consumo, produtos, tempo e frequência em cada unidade.
“Devido a essa estratégia, o sistema começa a interagir diariamente com o cliente para estimular o retorno e aumento da taxa de recorrência na operação. O manuseio por parte do franqueado é totalmente acessível e automatizado, além disso, ele também terá o apoio por parte da franqueadora”, explica o diretor executivo da marca, André Augusto.
Taxa de recorrência
Um dos objetivos da Crepefy ao utilizar a Inteligência Artificial é justamente para colocar em prática a estratégia de fidelização. Com isso, todos os franqueados possuem acesso ao sistema para verificar a recência (tempo decorrido desde a última interação ou transação de um cliente com a empresa), frequência e valor monetário junto ao cliente.
“Atualmente, após a implantação do sistema, conseguimos gerar uma taxa de retorno de 12%, apenas com a sua atuação. Além disso, a nossa taxa geral de recorrência é de 35% em até 30 dias, em cada uma de nossas operações”, afirma o diretor executivo da Crepefy.
Plataforma própria de gestão
Outra estratégia tecnológica utilizada pela franquia de crepe francês como forma de auxiliar o seu franqueado na condução do negócio, é através de uma plataforma própria de gestão.
“Todo o processo de gestão é feito através dessa plataforma, trazendo facilidade e agilidade para o nosso franqueado. Desde a implantação até o dia a dia de quem empreender em uma unidade da Crepefy é feito por dentro da plataforma tecnológica que, em breve, também temos a intenção de o transformar em aplicativo”, detalha André.
Aplicativo para vendas
A Crepefy ainda conta com outro recurso que gerou uma maior acessibilidade para os pedidos dos clientes e deixou a franquia ainda mais tecnológica, que é o seu aplicativo próprio.
“A pandemia mudou completamente o cenário desse mercado digital e aproximou empresas de seus consumidores, até mesmo aqueles que tinham receio de comprar algo online se viram dentro dessa transformação. A empresa do ramo de alimentação que não faz parte de algum aplicativo, seja ele próprio ou não, já está ficando obsoleto. O uso da ferramenta é essencial para manter a competitividade”, analisa André.
O aplicativo da Crepefy tem o acesso muito fácil para realizar o pedido. “Basta baixar o app no Google Play ou App Store – o app leva o mesmo nome da franquia – o cliente seleciona o cardápio, informa o endereço e faz o pagamento”, finaliza Augusto.