O mercado de Alimentação – Food Service foi o que mais cresceu no último estudo divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), referente ao 3º trimestre de 2023. A alta foi de 17,5% na receita, impulsionado pela reformulação e melhorias do cardápio e portfólio; aumento no número de marcas e unidades; incremento no faturamento médio por operação; retorno do trabalho presencial e de hábitos sociais interrompidos pela pandemia, e devido ao lançamento de produtos.
Somente o mercado de franchising brasileiro, como um todo, teve alta de 11,4% e faturamento de R$ 62,676 bilhões, durante o período analisado.
Quem faz parte dessa fatia e também comemora o bom momento que o setor vem registrando é a franquia Crepefy, rede especializada no modelo europeu de crepe francês, que nasceu em 2022 e no início de 2023 entrou para o mercado de franchising.
André Augusto, fundador e CEO da Crepefy conta que a marca superou a meta, que era comercializar 40 unidades somente neste primeiro ano de operação. A Crepefy já soma mais de 60 unidades, sendo 21 delas já ativas e as demais em processo de instalação, e presente em 15 estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Goiás, Brasília, Aracaju, Mato Grosso do Sul, Cuiabá, Ceará, Minas Gerais e Tocantins). A marca projeta faturar este ano R$ 10 milhões.
A empresa que já nasceu com a proposta de se tornar uma marca internacional e a maior em número de unidades no mundo, em tão pouco tempo de mercado brasileiro também alcançou solo americano. No início de 2024 está previsto a inauguração da primeira unidade fora do Brasil, em Orlando, nos Estados Unidos.
Forma de comer igual na Europa
A Crepefy é a única creperia que consegue dar experiência de marca em três momentos de consumo diferentes: balcão (loja física), delivery (apps e iFood), e eventos corporativos e festas (crepefy events).
“Um dos nossos diferenciais é que entregamos um crepe no modelo europeu com a brasilidade do nosso país. Usamos a massa e a forma de comer como na Europa, porém com os principais sabores do Brasil. Pegamos os mais vendidos de pizza e pastel, que é uma das refeições que o brasileiro mais adora, e adaptamos ao crepe. Foram meses de testes e mais testes até chegar em todo o conceito de produto, distribuição e marca”, explica André.
Franquia semiautomática foodtech
A Crepefy é uma franquia semiautomática que possui gestão simples, onde o franqueado passa pela experiência em todas as etapas do negócio: gestão, atendimento e preparo. Todos os processos são automatizados, e devido a massa já vir pronta diretamente pela franqueadora (os insumos são comprados na região do franqueado), o preparo dura em média de 2 a 3 minutos para ser finalizado por cada unidade.
São mais de 30 sabores, entre salgados e doces, inclusive com opções fit e vegetariana. O cardápio ainda conta com saladas e sucos preparados na hora. A marca dispensa a utilização de pratos e talheres, o que torna ainda mais prático e eficiente o consumo.
Modelo de negócio
A Crepefy conta com dois modelos de negócios: loja de rua e quiosque. Em todas elas são possíveis trabalhar delivery e também em eventos, que é onde o franqueado leva uma mini loja com estrutura modular para qualquer tipo de evento e serve os crepes como em um restaurante servidos à vontade, sem causar bagunça, cheiro ou fumaça.
O investimento fica entre R$ 80 mil a R$ 140 mil, conforme o modelo escolhido e já incluso taxa de franquia, capital de giro e instalação, e o espaço pode variar entre 6 a 12 metros quadrados. O faturamento médio mensal é outro grande atrativo, e varia entre R$ 35 mil a R$ 40 mil, com prazo de retorno estimado entre 9 a 18 meses
Expansão para 2024
De olho no próximo ano, a rede já fez seu planejamento e almeja chegar em todos os estados do Brasil, restando hoje apenas 11, além de alcançar mais de 180 unidades para 2024, e faturamento na casa dos R$ 50 milhões, em apenas dois anos de vida da empresa.
André revela que além dos EUA, países como Portugal, Espanha e Chile também estão de olho na marca e devem receber uma unidade já no próximo ano. De novidade, o empresário revela que está em estudos para o lançamento do “Coffeefy” que será o café especial da Crepefy para complementar o cardápio e levar a melhor experiência para o consumidor.
“2023 foi um ano avassalador para nós, crescemos de forma muito rápida e consistente com o nosso modelo de negócio, fomos surpreendidos por tudo de forma positiva, e em quase um ano de operação são mais de 50 mil clientes atendidos e alguns milhões faturados. Em 2024 vamos triplicar o crescimento, estamos contratando e crescendo o time, mudando de escritório e preparando a equipe para sermos a maior rede de crepes do mundo com mais de 180 lojas em apenas dois anos de negócio”, finaliza o executivo.