Investir em cidades pequenas se tornou uma grande vantagem para quem sonha em ter seu próprio negócio. Essa é uma tendência pelo fato de a maioria dos municípios brasileiros serem menores, fazendo com que o empreendedor tenha um leque maior de opções.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), classifica como pequeno ou médio-pequeno as cidades com até 100 mil habitantes. Ainda de acordo com o instituto, os centros urbanos com essa quantidade de moradores representam 94,3% dos 5570 municípios brasileiros. Nessas regiões estão concentrados 89,6 milhões de pessoas, 43% da população brasileira.
Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), apontou que das 30 cidades brasileiras que tiveram maior crescimento de unidades franqueadas no primeiro semestre de 2022, 12 delas não eram capitais. O avanço das franquias no interior também foi maior, segundo a ABF, enquanto as 12 cidades tiveram um aumento de 21,1% no número de unidades, as capitais registraram uma alta de 17,6%.
Visualizando esse cenário, a franquia Crepefy – rede especializada no modelo europeu de crepe francês – conta com um modelo de negócio indicado para cidades a partir de 30 mil habitantes. “Esses municípios contam com diversas vantagens de receber uma Crepefy, principalmente por ser uma franquia com um produto diferenciado e atrativo”, comenta o fundador e diretor executivo da marca, André Augusto.
Vantagens das cidades menores
Uma das principais vantagens de investir em uma franquia de crepe francês em uma cidade pequena é a baixa concorrência. Além disso, o empreendimento tem grandes chances de se tornar uma das principais atrações na cidade, por conta do seu diferencial.
“O produto diferenciado que servimos na franquia se torna ainda mais valioso em cidades com uma menor população. Também podemos citar que é possível gerar uma redução no custo com colaboradores, em relação à cidade grande e o fato da marca ficar bastante conhecida na região”, salienta André.
Em municípios interioranos também é prezado pelo relacionamento mais próximo entre colaborador e cliente, dessa maneira, um treinamento eficaz é essencial para enriquecer o atendimento ao cliente.
Definição das regiões
Antes de definir um município para instalar uma franquia, é necessário, além do interesse do empreendedor, uma pesquisa aprofundada para entender todos os detalhes daquela região.
“Para isso, nós utilizamos uma ferramenta chamada Geofusion, que nos ajuda a tomar as melhores decisões em determinadas regiões, além de definir as localizações das nossas operações”, conta Augusto.
Investimento atrativo
A Crepefy também é indicada para cidades pequenas pelo fato de possuir uma gestão simples e processos automatizados, pois a massa já vem pronta diretamente da franqueadora, fazendo com que o preparo dure em média de dois a três minutos para ser finalizado.
São mais de 30 sabores, entre salgados e doces, inclusive com opções fit e vegetariana. A embalagem da Crepefy dispensa a utilização de pratos e talheres, o que torna ainda mais prático e eficiente o consumo.
A franquia conta com dois modelos de negócios: loja de rua e quiosque. “Para empreender, é necessário investimento inicial entre R$ 80 mil a R$ 130 mil (conforme o modelo escolhido), já incluso a taxa de franquia, capital de giro e investimento com instalações e equipamentos”, detalha o diretor executivo.
Vale ressaltar que nas duas modalidades da Crepefy é possível trabalhar o delivery e em eventos.
Alto faturamento
Além do investimento inicial, outro fator que chama a atenção do empreendedor na hora de investir em uma franquia é o faturamento bruto médio mensal, para que assim ele tenha uma noção de quando terá o retorno do seu investimento.
“Atualmente, o faturamento bruto médio mensal para os dois modelos é de R$ 35 mil, com lucro líquido entre 18% e 25% mensal. Já o prazo de retorno do investimento é previsto entre 9 a 18 meses”, afirma André.
O diretor executivo explica que a marca nasceu na maior cidade do Brasil, mas que também se prepararam para expandir em centros menos populosos. “A estratégia vem dando certo e aos poucos vamos ganhando o mercado com nossos dois modelos de negócios. O franqueado pode ter perfil de investidor ou estar inteiramente à frente do negócio”, finaliza André Augusto.