Crença do brasileiro incentiva o empreendedorismo no mercado da religiosidade e positividade

Em plena expansão e com foco nesse cenário favorável, a rede Santo Santo Santo, projeta dez novas unidades ainda este ano, e faturar mais de R$ 2 milhões

Empresas especializadas em artigos e acessórios ligados à fé, religiosidade e positividade movimentam milhões todos os anos no Brasil. Só durante a pandemia as vendas tiveram um aumento de quase 50%, crescimento que se mantém até os dias de hoje. A forte religiosidade da população se tornou um terreno fértil e abundante para o empreendedorismo.

Segundo dados do IBGE, o Brasil tem uma população majoritariamente cristã, representando 87% da sociedade. Em pesquisa recente, o Datafolha apontava que no país havia 50% de católicos, 31% de evangélicos e 10% que declaram que não têm religião. O restante se distribui em outras religiões.

Nesse nicho, o público tende a ser mais engajado, e as comunidades mais fortes em torno das marcas. Ana Paula Cury, fundadora e sócia da franquia Santo Santo Santo, rede especializada em artigos ligados à religiosidade e positividade, explica que os momentos mais difíceis reforçam a fé, “é nessa hora que as pessoas precisam acreditar em algo superior para conseguir atravessar a fase complicada!”.

Mercado em expansão

Para o brasileiro a fé é o valor mais importante, 96% da população cita a fé e a esperança como princípios essenciais. Os dados são de um estudo do Insight Valores dos Brasileiros. Ou seja, a maioria acredita que exista algo ou alguma coisa que explique os mistérios que envolvem a vida e que fortalecem o ser humano. “Para se conectar, esse público procura mais imagens, objetos e livros ligados à crença”, pontuou Ana Paula.

Foi durante a pandemia, que esse despertar se acentuou. Muita gente criou na própria casa, um ambiente propício para orar, pedir, meditar, agradecer, enfim, para conseguir forças. Muitos empresários associam o aumento nas vendas para esse olhar que se voltou para dentro, essa preocupação com o bem-estar da família e a busca pela proteção divina.

Algumas pessoas têm espírito empreendedor intrínseco aos seus ensinamentos, que se traduz em uma ética religiosa adotada por esses trabalhadores. Você tem um elemento que não é propriamente econômico, mas sim um aspecto cultural e religioso que é muito forte. E isso é uma fonte poderosíssima de convencimento para o empreendedorismo nesse nicho. A rede Santo Santo Santo quer aproveitar o cenário favorável para expandir em todo território nacional. A franquia projeta comercializar 10 unidades ainda este ano e faturar mais de R$ 2 milhões.

Oferta diversificada

Além de trazer muitas oportunidades aos empreendedores deste segmento, os negócios voltados para a religiosidade, fomentam o respeito à diversidade religiosa, traz também a possibilidade de juntar o útil ao agradável. Afinal, muitas pessoas já dedicam boa parte do seu tempo à sua fé, e transformar esta atividade em negócio pode dar propósito a quem quer empreender.

Atualmente a Santo Santo Santo possui mais de mil produtos entre pulseiras, chaveiros, adornos para carros, terços, acessórios masculinos e femininos, itens de decoração, aromatizadores de ambiente, imagens de santos, adesivos, livros etc. A empresa passou por um crescimento significativo e o negócio, que começou como uma revenda de pulseiras, evoluiu para uma loja especializada de artigos religiosos modernos e mensagens positivas.

Ana Paula Cury falou que o público que tem procurado pelos objetos que promovem essa conexão interna é bem diversificado. “Atendemos de crianças a idosos, temos o cliente que é verdadeiramente devoto e como aquele que gosta de modinha. Para estes consumidores finais, a Santo Santo Santo Loja investe no Instagram para divulgar seus produtos, nas vendas diretamente na loja física e também pelo WhatsApp. Desta forma, conseguimos atender os clientes por esses canais e, também, via site, enviando os produtos para todas as regiões do Brasil”, concluiu.