Cosméticos veganos são uma ótima opção para investir com crescimento do segmento

Com o aumento de pessoas que buscam um novo lifestyle, franquias de itens cruelty free e veganos ganham mais espaço no mercado

Segundo análise da agência Market Research Future, o mercado global de produtos cruelty free tem uma previsão de alta de 6% este ano e pode atingir US$20,8 bilhões até 2025. Os dados revelam que os consumidores estão buscando cada vez mais bens e serviços ligados ao bem-estar e saúde, levando em consideração na hora do consumo produtos de empresas que se preocupam com o meio ambiente, saúde, bem-estar e respeito com os animais.

A Yes! Cosmetics, empresa com mais de 20 anos de atuação no segmento de beleza e cosméticos, possui portfólio 100% vegano desde o final de 2022. De acordo com Ketty de Jesus, uma das sócias fundadoras e diretora de Desenvolvimento de Produtos da empresa, os produtos veganos chegaram para ficar. “Acredito que é uma tendência em todo o mundo, como um estilo de vida mais saudável. Isso porque a consciência ambiental é cada vez mais forte e está se tornando uma exigência dos consumidores, do mercado”, explica a diretora.

O avanço da tecnologia também favorece o mercado, para que esses artigos se tornem cada vez mais acessíveis e com preços equivalentes aos tradicionais. O meio ambiente e a segurança são uma preocupação da Yes!, por isso os produtos são livres de parabenos e triclosan e todos os esfoliantes são minerais, sem microplásticos.

Além dos cosméticos naturais, a marca trabalha com matéria-prima rastreável e o uso de papel proveniente de florestas de manejo sustentável nas embalagens. A preocupação com o meio ambiente não para por aí, e a rede disponibiliza nas lojas o #yesrecicla para o descarte de recicláveis da própria marca e de outras empresas também.

Portfólio e modelos de negócios para se tornar um revendedor ou franqueado Yes!

A rede, que começou com 12 deo colônias e 15 cores de batons, hoje conta no portfólio mais de 250 produtos à disposição, com itens de perfumaria, cuidados corporais e faciais, maquiagem e acessórios. Inclusive, uma linha assinada pela apresentadora Sabrina Sato, parceria de muito sucesso realizada há mais de 10 anos. Com arquitetura moderna e cativante, as lojas são aconchegantes, inclusivas e digitais, os pagamentos são realizados por meio de checkouts móveis, que proporcionam mais agilidade e menos filas, além de seguir as novas regras e parâmetros de biossegurança.

Desde 2016 no franchising, a empresa se mostrou uma opção de negócio bastante rentável e com baixo investimento, sendo a partir de R$70mil para o modelo cápsula, com a proposta que a microfranquia seja implementada em locais com até 3m² e em pontos estratégicos, como galerias, supermercados, e estações de trem, devendo capitalizar a marca e estar presente em cidades com até 20 mil habitantes, de R$221mil para loja de rua ou de shopping, ou de R$148mil para quiosque, que por ser compacto, pode ser implantado em áreas fechadas, porém de maior circulação, como corredores, shoppings, galerias, estações de metrô e mercados.

Os franqueados contam com a estrutura de um Centro de Distribuição com mais de 2.000m², estrategicamente localizado no município de Osasco, em São Paulo. Presente em 24 estados, a marca alcançou mais 100 unidades em 2022.