Embora os índices de confiança do empresariado e consumidor estejam baixos, a Associação Brasileira de Franchising (ABF), balizada pelo Estudo Trimestral de Desempenho para abril, maio e junho, aumentou a expectativa de faturamento do setor, passando de 9% para 12%. O faturamento no segundo trimestre deste ano ante do ano passado apresentou alta de 16,8%. Em relação ao segundo trimestre de 2020, impactado, negativamente, pelo avanço da Pandemia de Covid-19, de 2020, o faturamento atingiu crescente de 73,3%. O primeiro semestre deste ano apresentou alta de,12,9% em relação aos seis primeiros meses de 2021.
Alguns resultados apresentam a força evolutiva do franchising, recuperando-se da crise global sanitária. O desempenho do segmento nos últimos 12 meses colocou o setor de Beleza, Estética, Saúde e Bem-Estar na segunda colocação atrás somente de Hotelaria e Turismo. No primeiro semestre de 2022, o nicho ficou em primeiro lugar superando Alimentação. O primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, apresentou alta de 8.8%. E o segundo trimestre deste ano cresceu o faturamento em 8% quando avaliado aos três primeiros meses deste ano. O setor vem destacando-se também na geração de empregos e renda.
Um dos setores que melhor performou nos últimos anos foi o Beleza, Estética, Saúde e Bem-Estar. E segundo a consultoria Mc Kinsey 2021, o nicho tem potencial para aumentar o faturamento entre 12 e 14% até 2026. O número de unidades em operação aumentou em 20,1% entre o segundo trimestre do ano passado até o mesmo período do ano em curso. Considerado um nicho resiliente às crises, Beleza, Estética, Saúde e Bem-Estar segue pedindo passagem. Uma pesquisa realizada pela alemã GfK, em 22 países, apontou que as brasileiras são as consumidoras que mais investem na imagem totalizando uma média de 5 horas e 30 minutos por semana para os devidos cuidados com a estética. O resultado apresentado no início da segunda quinzena de agosto deflagra que, nem mesmo as incertezas políticas, a inflação e juros, frearam a volúpia da franchising a meses das eleições marcadas para outubro.
A rede fluminense Cor & Unha, de Niterói, que participou pela primeira vez da ABF Expo Franchising, em São Paulo, apresentando o conceito slim como uma nova modalidade de negócios e encaixando o investimento na idéia de ‘franquias bratas’, no qual o investimento inicial de R$120 mil para um espaço físico de 40 metros quadrados, é uma adequação à economia e ao interesse de expansão em cidades do interior. A marca, que inaugurou três unidades em 2022 e expandiu uma de suas unidades no Rio de Janeiro em virtude do crescimento da demanda no Botafogo Praia Shopping, planejou a expansão de até 15 lojas em funcionamento e contratos assinados até o final de 2023.
“A melhora do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre deste ano, mostrou evolução na comparação com os três primeiros meses deste ano, que já havia apresentado positivdade de 1% na comparação com o último trimestre de 2021. O setor de serviços pode ser considerado o responsável. Ou seja, o consumo está voltando ao normal. Esperamos que a ascenção da Economia, em especial no franchising, que vem sendo primordial para a geração de empregos e renda, continue a escalada no segundo semestre. A rede Cor & Unha, por ser uma empresa que reúne diversos serviços de Beleza, Estética, Saúde e Bem-Estar, tem como marca, empregar profissionais acima da média do franchising nacional”, diz Andréa Rosa, franqueadora da Cor & Unha.
Primeiro trimestre no Rio de Janeiro
O primeiro trimestre do franchising no Rio de Janeiro foi positivo. Um crescimento de 28,3% no faturamento, e 16,9% na operacionalização e expansão das redes, colocam o estado em boas condições para a prosperidade dos negócios. O faturamento e a expansão em evolução reverte bons resultados na geração de empregos – 16,8% em comparação com o primeiro trimestre do ano passado. Entre 15 e 17 de setembro, no Expo Mag, será realizada a 15ª edição da ABF Expo Rio.
Quanto ao primeiro semestre deste ano, o faturamento das franquias no Rio de Janeiro cresceu 21,7% no comparativo com a primeira metade do ano passado. Na expansão das unidades, a alta foi de 12,7%.