Os dados do Estudo Trimestral de Desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostraram que o segmento de Beleza, Estética, Saúde e Bem-Estar cresceu o faturamento em 21,2% (R$9,6 bilhões) no segundo trimestre no comparativo com o mesmo período do ano passado, auge da Pandemia. Na comparação ante abril, maio e junho de 2019, a alta foi de 17,9%. Os cuidados pessoais ganharam força no decorrer destes 20 meses de Pandemia, e o setor de Beleza, Estética, Saúde e Bem-Estar foi potencializada pela crise global sanitária.
O setor de serviços par o a o mês de agosto seguiu a tendência de alta que já vem acontecendo há cinco meses consecutivos atingindo o maior nível nos últimos seis anos. A alta para o mês oito foi de 0.5% sobre o mês sete, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítica (IBGE). Na comparação com agosto de 2020, a alta foi de 16,7%. Os serviços prestados às famílias ficaram em segundo lugar na corrida com alta de 4,1%. Apenas serviços de alojamento e alimentação (4,5%) superaram os da família, caso do setor de Beleza, Estética, Saúde e Bem-Estar.
A Cor & Unha é uma franquia voltada para a imagem, beleza e, principalmente, para otimização do tempo das mulheres cada vez mais atarefadas nos compromissos corporativos e domiciliares. As unidades reúnem todos os serviços que contribuem com a gestão financeira da mulher. “Qual seria a razão para montar um negócio com apenas um serviço se a mulher é múltipla no quesito beleza? A Cor & Unha, que recebeu por dois anos consecutivos o Selo de Excelência da Associação Brasileira de Franchising (2019/2020), tem modelos de negócios atrativos para quem tem feeling no segmento e noções avançadas de gestão. É preciso ser gestor para a sustentabilidade das unidades. A proposta da empresa é valorizar o tempo da mulher”, diz Andréa Santos, franqueadora da rede niterioense que tem 33 unidades, sendo uma fora do estado do Rio – Vila Velha (ES), e prepara a instalação de mais uma unidade no município de Maricá – fase de implantação.
A Cor e Unha segue uma tendência do franchising nacional que é a importância dos multi franqueados para as redes. Cerca de 10% dos empreendedores possuem duas ou mais lojas. Quanto à metragem, a loja pode ser implantada a partir de 40 metros quadrados – avaliação do metro quadrado de acordo com o bairro a ser implantada a nova unidade. Nosso foco são os clientes das classes A, B e C. A Cor & Unha é uma rede que possui produção própria de produtos como kit pessoal e esmaltes.
Novos rumos
Em 2022, a Cor & Unha Fashion Hair completa dez anos de franchising nacional. Para Andrea Santos, franqueadora da rede, chegou o momento de apontar para São Paulo. Segundo ela, qualquer franquia que pretenda ascensão deve olhar para o estado mais próspero do país. “Vamos iniciar nossa chegada a São Paulo atravfés de um patrocínio junto a um grande clube ligado a uma das maiores montadoras de carros, ônibus e caminhões do mundo. Em julho, estrearemos na ABF Expo Franchising São Paulo e teremos como foco cidades do interior com as maiores rendas per captas. Dentre as 20 cidades do Brasil com a maior renda per capta, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, oito estão no estado de São Paulo que representa 40% do Produto Interno Bruto do Brasil”, diz Andrea.