O cookie ao estilo americano com a criatividade brasileira da curitibana Cookie Stories tem feito sucesso – a ponto de duplicar suas lojas em um ano. 2023 começou com a inauguração da quinta loja e primeira fora do Paraná, em Pinheiros, bairro de São Paulo, ajudando a projetar a marca nacionalmente. No primeiro semestre, foram fechadas franquias para mais seis unidades a serem inauguradas até o fim do ano, dobrando os números da marca.
Fundada em 2014, pelas irmãs Camila e Rafaela Camargo, a Cookie Stories busca na tradicional receita de cookies norte-americanos a inspiração do seu cardápio. Além de sobres clássicos, criações originais renovam as pedidas da marca com frequência. Em 2017, iniciou a operação em varejo e, em pouco tempo, a expansão com franquias. Junto às cinco unidades curitibanas, à loja de são Paulo e à recém-inaugurada na Região Metropolitana de Fortaleza (CE), se unem ao grupo até o fim do ano unidades em Ribeirão Preto (SP), São Caetano do Sul (SP), Sinop (MT), Rio de Janeiro (RJ), Maringá (PR), João Pessoa (PB) e mais uma em Curitiba (PR), no bairro Santa Felicidade.
“Nosso foco é na experiência, tanto dos colaboradores quanto dos clientes”, define Camila. A marca vai na contramão do ‘to go’, valorizando espaços sofisticados ao estilo ‘slow coffee’. “Nós priorizamos oferecer um espaço agradável para que as pessoas aproveitem o tempo que passam nas lojas”. O cardápio inclui, além de cookies, bolos, salgados, brownies e bebidas quentes e geladas. O Cookie Shot deu destaque à empresa, apresentando um copinho de biscoito no qual é servido café.
O Grupo Restaura faz parte do projeto de expansão da Cookie Stories. A empresa buscava operações enxutas, com poucos funcionários e alto potencial de faturamento para acelerar no sistema franchising. “A Cookie Stories se enquadrou em todos os requisitos e, de quebra, já conta com portfólio de franqueados satisfeitos”, comenta Paulo Conrad, Diretor Executivo do Grupo Restaura e Head de Expansão da Cookie Stories. Camila complementa: “Com essa parceria com o Grupo Restaura, estamos prevendo um crescimento muito mais estruturado, no qual eles irão desenvolver a estratégia de expansão e nós poderemos focar no core business, melhorando processos, simplificando a operação e criando novos produtos”.
O Cookie Lab é o laboratório da empresa, uma estrutura 400 m2 que fabrica e cria os cookies e outros saborosos itens. Com este espaço, que tem produção mensal de 1650 kg, é possível controlar a qualidade dos itens e manter o padrão de marca.
O investimento inicial da franquia é a partir de R$ 199.000, com percentual de rentabilidade de até 25% ao mês, com prazo de retorno de18 a 36 meses. O franqueado recebe suporte na área comercial, em treinamentos, no controle, marketing e na arquitetura do ponto comercial. “Sabemos a importância de uma gestão estratégica e o nosso negócio permite que os processos criados sejam ensinados e replicados de maneira fácil e rentável. O interesse de fazer as unidades performarem é compartilhado entre nós e os franqueados”, destaca Rafaela.