Investir em uma franquia de container tem sido vantajoso no Brasil pela combinação de custos baixos, flexibilidade, sustentabilidade e alta escalabilidade. Para quem busca um modelo de negócio acessível e com potencial de crescimento rápido, essa tem sido uma opção atrativa.
Não é à toa que esse modelo cresce a cada ano, se tornando um negócio vantajoso tanto para empreendedores quanto para consumidores. O crescimento da busca por franquias de container no Brasil reflete uma série de tendências sociais, econômicas e culturais, como a busca por soluções sustentáveis, baixo custo de operação e a popularização de modelos de negócios flexíveis e móveis.
Além disso, a adaptação desse modelo aos diferentes nichos de mercado, como alimentação, moda e eventos, contribui para a diversificação e expansão desse modelo de negócio no país. Com apoio de franqueadoras e a contínua valorização da inovação, a tendência é que as franquias de container sigam crescendo em popularidade nos próximos anos.
Novo ponto comercial
De olho nesse mercado, a Ice Cream Roll – rede de franquias de sorvete na chapa – abriu uma unidade no formato container. A rede que não dispunha deste formato, aprovou o franqueado abrir esse tipo de modelo que foi atraído pelo diferencial e facilidade de abertura do negócio. O ponto foi ainda mais estratégico, já que o container foi aberto de frente ao Lago de Olarias na cidade de Ponta Grossa/ PR.
O local se consolidou como novo cartão-postal de Ponta Grossa e acolheu uma série de eventos esportivos, culturais e de serviço à comunidade, algo ainda mais interessante para os negócios. A nova loja tem um ambiente totalmente diferenciado, com deck, mesas, e um andar superior que possibilita o cliente apreciar a paisagem com vista para o lago.
“Esse tipo de negócio é atrativo porque dispensa gastos com alvenaria e não traz surpresas durante a obra, ou seja, uma outra facilidade. Sem falar que é um formato diferenciado de uma loja de rua, por exemplo. Tudo isso fez com que a Ice Roll enxergasse oportunidade nesse tipo de negócio. A unidade de Ponta Grossa serviu como um “teste” que deu muito certo e queremos replicar em outros municípios pelo Brasil”, revela Roger Rodrigues, fundador e CEO da Ice Cream Roll.
Modelo de negócio atrativo
Assim como a unidade de Ponta Grossa, o modelo container possibilita comercializar o tradicional sorvete de rolinho, gelato de massa, gelato no palito, salgados e café. Para isso, é indicado locais de grande circulação como parques, beira do mar e shopping ao ar livre.
Esse modelo de negócio solicita investimento inicial de R$ 227 mil (incluso taxa de franquia R$ 60 mil + capital de giro R$ 12 mil + instalação e equipamentos de R$ 155 mil), com faturamento médio de R$ 87 mil e lucro de 45%. O retorno do investimento está previsto entre 11 a 13 meses. Esse modelo de negócio é necessário para uma área mínima de 25 metros quadrados e oito funcionários.
“É um formato prático e inovador para o empreendedor que quer abrir uma loja, já que ele não depende de outros empreendimentos para uma obra, além de ser um processo bem mais rápido, em média 60 dias o franqueado consegue inaugurar o espaço. Com isso, nossa expectativa é abrir no mínimo 10 lojas no modelo container em 2025”, finaliza o executivo.
Famosa pelo sorvete tailandês, sobremesa servida em formato de rolo depois de ser espalhada em uma chapa de metal climatizada a menos de 25 graus, a Ice Cream Roll se destaca de uma sorveteria comum porque oferece aos clientes a possibilidade de saborear um sorvete de verdade feito na hora, com ingredientes frescos e massa aerada. Além dos rolinhos de sorvete, a rede conta com sundaes, fondue de sorvete, gelatos de massa e de palito exclusivos da marca. O ticket médio é de cerca de R$ 23.