Foi o olhar atento de Thaís Macarini (36) e Carlos Henrique Araújo (58) que ajudou eles e um colega a crescer nos negócios. O casal, que em 2014 era dono de uma conveniência, promovia encontros de food trucks no enorme pátio que eram donos e também em cidades vizinhas. Entre os participantes, uma bike chamava atenção: eles vendiam salada de fruta e pouco faturavam nos eventos. Carlos fez uma sugestão. Que tal, então, uma bike de churros? O sucesso foi tanto que eles cresceram, foram convidados a ocupar um ponto fixo no aeroporto da cidade e acabaram abandonando a bike.
Mas o conselho de milhões já tinha surtido efeito e na falta que o doce causou nos eventos, Thaís e Carlos resolveram criar eles mesmos mais uma frente de trabalho. Com investimento de R$ 7 mil, em 2015, o Seu Churros ganhava vida como uma food bike em Londrina, interior do Paraná, um negócio que tinha como essência – mantida até os dias de hoje- oferecer um produto de massa fresca, frito no hora, com ingredientes de primeira linha e receitas exclusivas.
Diante do sucesso do Seu Churros, o casal adotou uma estratégia inusitada. Trocaram a bike por foodtrucks, e, então, passaram a percorrer outras cidades, um percurso que incluía o norte paranaense e o oeste paulista, e se instalavam em postos de gasolinas e redes de supermercados. Nesse percurso, também estava a filha de Carlos e enteada de Thaís, Mariana Araújo, hoje com 29 anos e arquiteta dos projetos de loja da rede, que atuava no atendimento ao cliente e na linha de produção. Com uma estadia que durava de dois a três dias em cada município, a família também tinha a filha pequena a tiracolo do casal e, durante seis meses, eles estiveram à frente nessa empreitada. A repercussão foi tão boa que em 2016 eles venderam a conveniência que tinham e adquiriram outras duas unidades para expandir o negócio. Com três foodtrucks, em formato totalmente itinerante, colocaram-as para rodar nas cidades e passaram a ser ponto de apoio com um carro que as abastecia com ingredientes ou qualquer outra demanda.
Mas um detalhe começou a chamar a atenção. Thaís e Carlos perceberam que, ao retornar para algumas cidades, um novo negócio havia surgido ali. Era um churros, com nome e, às vezes, até uma logomarca semelhante. Se a repercussão era tão boa que até os copiavam, somado ao constante questionamento como era possível ter um igual ao deles, não restava dúvida: o crescimento era certo e precisava, então, formatar em modelo apto a ser replicado. Por meio de uma consultoria, o Seu Churros se tornou franquia em 2017 e, naquele mesmo ano, estreou na maior feira de negócios do setor. Em três anos, a rede tinha nove unidades em operação.
Mudança de rumos
O sucesso era certo se não houvesse no meio do caminho uma pandemia. As determinações para o comércio fechar foi um baque que, a princípio, parecia ser o fim do negócio. A solução foi solicitar aos franqueados que estacionassem o caminhão em uma área pouco movimentada para não atrair aglomeração, e então criar um sistema de delivery próprio para que eles continuassem trabalhando. A alta demanda acendeu outro alerta no casal empreendedor. Se o negócio estava prosperando tão bem em um ponto fixo, a mobilidade do food truck talvez não fosse tão mais vantajosa assim. Das nove operações no começo de 2020, hoje são apenas quatro. Em contrapartida, o Seu Churros formatou um novo modelo de franquias e migrou para lojas físicas.
Sem retroceder na qualidade, Seu Churros resistiu firme a pandemia e hoje está presente em 27 cidades com 46 unidades, sendo 31 em operação e as restantes em implantação. O plano que traça agora é ainda mais próspero, querem finalizar o ano com 50 unidades e faturamento de R$ 8,7 milhões, um crescimento de 541% se comparado ao mesmo período de 2021.
Em pontos que variam de 25 a 85m², é possível encontrar nove variedades de doces elaborados a partir do churros, como versões tradicionais e elaboradas, até sorvetes com casquinhas feitas da massa do carro-chefe. A qualidade permaneceu inalterável. Com ingredientes premium e o compromisso de ter sempre massa artesanal fresca e frita na hora, além de receitas exclusivas, atraiu uma ampla variedade de públicos, do A ao D. Da área nobre da cidade à periferia, os consumidores foram intensificando a fama da rede, que cresceu com folga no último ano. Hoje, está presente em oito estados (Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo), com operações em shopping ou rua. Com um cardápio de dar água na boca, é fácil pressupor que em breve o Seu Churros estará em todo o Brasil.