Conheça seis franquias para investir agora e ter um retorno em até um ano

De meios eletrônicos de pagamentos até clinicas de emagrecimento, confira opções que oferecem lucratividade até R$45 mil

A aquisição de uma franquia pode ser uma boa opção para aqueles que desejam investir, entretanto, o prazo de retorno é um fator que sempre deve ser levado em consideração, principalmente por pessoas que esperam um retorno de curto e médio prazo. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchishing (ABF), apesar da pandemia do novo coronavírus, o setor de franquias continua forte. Mais de 30% das empresas filiadas à instituição esperam retomar o faturamento anterior à crise até no máximo o primeiro trimestre do próximo ano.

Para quem busca um retorno rápido para o investimento, o setor do franchising oferece um universo de marcas de diferentes segmentos que proporcionam uma lucratividade de curto e médio prazo. Conheça seis franquias de diferentes segmentos com prazo de retorno em no mínimo um ano e lucratividade de até R$45mil.

Cia do Sono

Sob o comando de Felipe Pedroso, a Cia do Sono entrou para o franchising em 2014. Do segmento de saúde e bem-estar, a franquia, fundada em 1987, é conhecida por ser aliada a tecnologia, como a venda de colchões com funções terapêuticas, a vácuo e itens de linha fitness com tecidos inteligentes, proteção UV e Dry Cool. Atualmente, a rede possui 15 lojas físicas e mais de 70 microfranqueados que atuam como vendedores autônomos. Durante a pandemia, a rede teve um aumento de faturamento de 112% mesmo de portas fechadas, sendo que 70% somente com as vendas diretas. Para ser um microfranqueado da rede, o investidor deve desembolsar R$6.500 com retorno em menos de um mês e lucratividade média mensal de R$5 mil.

Ceopag

A Ceopag é uma franquia de meios eletrônicos de pagamento que oferece, além da maquininha de cartão, conta digital, cartão de crédito e até aplicativo com inteligência artificial que permite cobrança com reconhecimento facial. A marca, fundada em 2019, tem mais de 350 unidades no Brasil, em sistema de microfranquia. Cada franqueado é responsável por uma área de atuação e tem como foco buscar estabelecimentos interessados nas soluções oferecidas pela rede para pagamentos eletrônicos. A Ceopag é uma opção para empreendedores com faturamento entre R$1 mil e R$100 mil, inclusive negativados. A Ceopag prevê investimento inicial a partir de R$ 9.990,00, com faturamento médio de R$5.000 e lucratividade média mensal de R$2.500, com prazo médio de retorno de seis a 12 meses.

Sigbol

A Sigbol é uma franquia que oferece cursos especializados em moda. A rede concentra 30 unidades no estado de São Paulo e em Goiânia, Goiás, e foi a primeira a oferecer esse tipo de curso no país, com início em 1984. A estreia no franchising ocorreu em 2011. Nos 50 anos de atuação, a Sigbol já formou mais de 130 mil alunos. Os cursos variam de aprendizados básicos em corte e costura a cursos de criação e design, como moda pet, moda praia, e desenho técnico. Recentemente a rede lançou o curso de Corte e Costura completamente online, uma forma de driblar a pandemia e alcançar novos mercados.

A franquia oferece os modelos Smart e Full, com investimento inicial de R$95 mil e R$130 mil, respectivamente. O faturamento médio para os dois modelos é de R$35 mil com lucratividade média de 40% do faturamento e prazo de retorno entre seis e 12 meses.

Emagrecentro

Rede de clínicas especializada em emagrecimento e estética no Brasil e no EUA, a Emagrecentro é uma franquia com mais de 170 unidades em operação que procura proporcionar aos seus pacientes “mais saúde e melhora na autoestima”. A marca oferece tratamentos a preço populares para emagrecimento rápido, queima de gordura localizada, celulite e flacidez. Além de serviços como luz pulsada, secagem de microvasinhos e limpeza de pele.

Fundada em 1987 e com atuação no franchising desde 1994, a Emagrecentro é comandada pelo médico Edson Ramuth.

A Emagrecento já atendeu mais de dois milhões de pacientes, entre homens e mulheres e graças ao seu retorno de investimento rápido, ela pode ser a franquia ideal para quem busca empreender. Para aderir a uma franquia da rede é necessário desembolsar a partir de R$ 80 mil, com retorno estimado de seis a 12 meses, faturamento médio de R$ 50 mil e lucratividade de até R$25 mil.

GOU Odonto

Fundada em 2010, a GOU Odonto é uma rede de franquia odontológica que possui atualmente mais de 120 clínicas em funcionamento no país. Os serviços oferecidos vão desde tratamentos ortodônticos, até estéticos, inclusive clareamentos com resultados em até três sessões, focados para as classes C e D. Com faturamento acima de R$ 50 milhões, o negócio aposta na conversão de bandeira para expandir para outras regiões do Brasil. O investimento inicial é a partir de R$ 10 mil, considerando que o dentista já tenha o espaço montado. O prazo de retorno vai de três a seis meses e a lucratividade média mensal de R$ 45 mil.