Com a pandemia e o cenário econômico conturbado dos últimos dois anos, diversos negócios tiveram suas rotinas transformadas. Distanciamento, mudanças nos processos sanitários e até horários de funcionamento foram afetados, principalmente, das lojas e comércios de rua. Mesmo com as dificuldades, o setor do franchising deu a volta por cima e vem se recuperando, com crescimento de 12,9% na receita do primeiro semestre de 2022, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Segundo a associação, o segmento de alimentação, um dos mais tradicionais do franchising, também se recuperou e registrou crescimento de 16% no mesmo período.
Pensando nisso, reunimos seis franquias de alimentação para investir em 2023, a partir de R$9,9 mil.
A Q! Donuts é uma franquia especializada em donuts. De Campinas, interior de São Paulo, a empresa nasceu com o ideal de proporcionar momentos deliciosos e uma fuga da rotina aos seus clientes. A marca foi pensada para oferecer um mix completo de sabores e qualidade superior. São oferecidos donuts, cookies, brownies, cafés, capuccinos, e uma variedade de bebidas que vão de soda italiana até milk-shakes.
Investimento inicial: a partir de R$170 mil
Faturamento médio (mês): R$90 mil
Tempo de retorno:: 24 meses
A Vida Leve é uma das principais redes de franquias de healthy foods presentes no Brasil. As lojas da marca estão espalhadas por todo o país e oferecem produtos naturais que ajudam em uma saúde mais equilibrada. Os franqueados atuam com a venda, divulgação e administração do negócio, que conta com modelos que podem ser instalados em praticamente qualquer região do país.
Valor de investimento: a partir de R$9,9 mil
Faturamento médio (mês): a partir de R$10 mil/mês
Tempo de retorno: 3 a 5 meses (variável)
Criada em 2012 pelo empresário Raul Matos, a Biscoitê é uma rede de franquias que nasceu com a missão de oferecer diversas versões de receitas de biscoitos. Em 2019, foi eleita pela Endeavor, um dos principais institutos de empreendedorismo do mundo, como uma das 15 marcas brasileiras com maior potencial de crescimento. O franqueado atua com a gestão da unidade, das compras até o atendimento aos clientes.
Valor de investimento: a partir de R$250 mil
Faturamento médio (mês): R$110 mil
Tempo de retorno: 18 a 24 meses
Com porções de frangos fritos crocantes e batatas rústicas especiais, a Jack Chicken é uma rede de franquias que tem conquistado o coração de São Paulo. Todo o negócio foi pensado para entregar um produto quentinho e saboroso aos consumidores. A empresa tem investido em novos produtos e expansão. O franqueado atua com a gestão, divulgação e atendimento. O modelo tem custos fixos baixos e permite a instalação em praticamente qualquer região do Brasil.
Valor de investimento: a partir de R$148 mil
Faturamento médio (mês): R$120 mil
Tempo de retorno: 12 a 18 meses
A Home Sushi Home é uma rede de franquias com atuação exclusiva no modelo de delivery, oferecendo o melhor da culinária japonesa em todas as regiões do Brasil. O nome, que faz referência à expressão “Home sweet home” (lar doce lar), não é por acaso. O principal objetivo é o de proporcionar uma experiência gastronômica de alto valor no conforto do lar (ou em qualquer outro lugar) para os clientes. São 23 unidades atualmente e o franqueado atua com a gestão e operacionalização da franquia, que opera em um modelo 3 em 1, com HSH (japonesa), Hot Chop (culinária asiática quente) e ManguShoyu (poke).
Valor de investimento: a partir de R$180 mil
Faturamento médio (mês): R$98 mil
Tempo de retorno: 18 a 24 meses
O Banana Food é uma rede reconhecida por proporcionar experiências únicas de qualidade de vida, saúde e bem estar. É a primeira franquia de fast-food saudável do Brasil. Os restaurantes da marca oferecem a possibilidade de montar seu próprio prato com um cardápio diverso. O franqueado atua com a gestão da unidade, das compras dos insumos até o atendimento ao cliente. Atualmente, a rede conta com seis unidades.
Valor de investimento: a partir de R$189,2 mil
Faturamento médio (mês): R$80 mil
Tempo de retorno: 19 a 24 meses