Conheça a história de Patrícia Corazza que fatura R$ 22 milhões no segmento pet

O sonho era tornar-se alguém que conseguisse interromper as dores das crianças e ter o seu nome nas caixas dos medicamentos como a responsável pelas fórmulas. Com a ideia fixa de quem acredita no potencial e luta para conquistar os objetivos de vida, a farmacêutica industrial Patrícia Rabelo Corazza (44) é um exemplo de quem projetou uma carreira de sucesso e hoje, com muita batalha, colhe os frutos de ter colocado em prática o que imaginava para o futuro.

A trajetória de sucesso de Patrícia na profissão começou há 15 anos. Porém, o objetivo de cuidar do próximo era latente desde a infância, quando era incentivada pelos pais, professores, a nunca abandonar os estudos para, assim, obter excelência no cuidado com os humanos ou os animais. “A educação sempre foi prioridade na família, meus pais eram exigentes com os alunos deles e comigo a exigência triplicava. Só depois de adulta tive condição de largar tudo para empreender”, conta a empresária.

Hoje, sócia-diretora de franqueadora que atua no segmento veterinário, Patrícia faz parte dos 49% de representantes femininas no comando de franquias no Brasil, conforme dados do estudo “Liderança Feminina no Franchising”, realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), no último trimestre de 2020.

Foi em 2010, após acreditar no potencial do Franchising, que a empresa denominada, até então, Pharmavet alterou a rota para se tornar mais uma das quase 157 mil franquias do Brasil (dados da ABF em 2021). Ela e o marido, Lisandro Quessada Corazza, decidiram inovar e elevaram o patamar do negócio da família, transformando a Pharmavet em UpVet. “A franquia surgiu com a ideia de expansão, pois sabíamos que tínhamos um bom negócio nas mãos e confiávamos no que havíamos desenvolvido”, comenta a CEO da franquia. De acordo com a empresária, a rede faturou cerca de R$ 22,5 milhões em 2021 e a perspectiva para este ano é ainda melhor. “Além da expansão das unidades, nossa projeção é de conseguir atingir mais de R$ 30 milhões em faturamento. Estamos trabalhando muito para isso”, destaca.

Segundo o Instituto Pet Brasil, entidade que representa o setor no país, o mercado dos animais domésticos movimenta a quantia aproximada de R$ 50 bilhões na economia. Para Patrícia, além dos produtos elaborados pela UpVet, outros diferenciais são os biscoitos veganos medicamentosos e as demais fórmulas manipuladas voltadas para animais. Os desafios de empreender por meio de uma rede de farmácia de manipulação veterinária e vencer rompendo as barreiras da incerteza, foram os principais combustíveis da trajetória do empreendimento. “Possibilitar diferenciais para o mercado em benefício da saúde dos animais foi uma grande motivação. O pessoal que já é dono de farmácia passa para os filhos que, em geral, conseguem dar sequência sem muita dificuldade. No nosso caso, mergulhamos em um universo completamente distinto do habitual pois, apesar de sermos um comércio, temos nossa preocupação com o pet. Colocamos a parte técnica em prática para ter o retorno positivo com a saúde dos animais e, para isso, trabalhamos com o que temos de conhecimento para estarmos certos do que é seguro para os bichinhos”, complementa a empresária do ramo em que o Brasil ocupa o 3º lugar no ranking mundial como o país com maior população total de animais de estimação, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET).

Além de ser responsável pela parte técnica da empresa, a qual engloba os segmentos de desenvolvimento de medicamentos manipulados e demais especializações da área farmacêutica, a sócia-diretora da UpVet faz questão de incentivar outras mulheres a participarem, de maneira mais ativa, do cotidiano da instituição. Seja no decorrer do expediente ou nas ações sociais envolvendo animais, promovidas pela entidade, as franqueadas e funcionárias recebem atenção diária da CEO como um grande proveito para a carreira de cada uma, dentro e fora da marca.

“Eu sempre acreditei no potencial das mulheres. No entanto, a maioria de nós não foi direcionada para ser empreendedora de sucesso ou não teve acesso à educação de qualidade que permitisse passos em direção aos sonhos. Para empreender, é fundamental conhecer o negócio, estudar o ramo, ter identificação com ele e ir atrás de cursos de gestão e de controle financeiro. É um caminho que procuro sempre mostrar para elas”, finaliza a sócia-proprietária da melhor farmácia de manipulação de medicamentos para uso veterinário do Brasil