Conheça 4 motivos para investir no segmento de educação

Instituições de ensino como a rede de escolas Luminova prepara uma nova geração de alunos com diferentes expertises

Com alto potencial de retorno, o segmento de educação vem crescendo de forma exponencial nos últimos anos, conforme revela um levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), realizado no último quadrimestre de 2021. Os dados mostram que as franquias de educação foram responsáveis por mais de 1 milhão de novas oportunidades de emprego no país, e por movimentar o equivalente a R$ 11,4 milhões em 2021. A Luminova, rede de escolas do grupo SEB – Sistema Educacional Brasileiro – é a única opção de franquia de ensino básico do país, que contribui para uma educação de qualidade para as classes B e C, com a proposta de baixo desembolso na mensalidade.

Para os empreendedores que desejam investir no segmento de educação, Victor Hugo Santana, diretor geral da Luminova, separou quatro motivos que justificam seguir nessa empreitada, confira:

  1. Aplicação de metodologia inovadora: Desenvolver novas habilidades e competências requer acompanhamento das tendências tecnológicas. “A presença da interação e experiências mais imersivas, como a indicação de vídeos e sites para aprofundamento do assunto abordado, disponibilização de materiais no ambiente digital e atividades gamificadas contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico. É por isso que no setor educacional a tecnologia deve ser parte fundamental dos métodos de aprendizagem”, destaca Santana.
  2. Contato diário com um segundo idioma – O inglês já deixou de ser diferencial e passou a ser essencial no mercado de trabalho como um todo. “Promover atividades com a presença do inglês é fundamental durante os anos de educação básica. Apostar em uma abordagem comunicativa, trazendo situações do cotidiano motivam essa experiência, ou mesmo aplicando o idioma em projetos integrados com outras disciplinas”, recomenda.
  3. Estímulo da criatividade e proatividade – A nova geração exige conhecimentos técnicos e analíticos. “Com o passar do tempo o aprendizado terá que ser contínuo e ativo. Quem tiver uma aprendizagem passiva, ou seja, quem apenas ficar esperando pela informação ou por alguém que o ensine como fazer algo, não irá conseguir se desenvolver pessoalmente e nem profissionalmente daqui para frente. Será necessário saber procurar as informações e aprender com os métodos que estão disponíveis”.
  4. Receita recorrente: Dado o longo período do processo de aprendizagem, desde a educação infantil, passando pelo ensino fundamental até o ensino médio, o modelo de negócio permite uma receita recorrente e duradoura ao franqueado. “Além disso, o constante ingresso de novos alunos na vida escolar devido a busca das famílias brasileiras por uma educação de qualidade e já consolidada no segmento”, ressalta.