As dificuldades foram imensas para todos, com grande parte das lojas fechadas durante os três primeiros meses da pandemia. Mas a parceria firme entre franqueadora e franqueados e uma gestão bem planejada fortaleceram a Rede Megamatte, que cresceu na crise.
Cinco franqueados da rede demonstraram essa confiança, reinvestindo na marca. Durante a pandemia, além de cuidar dos negócios que já tinham, aproveitaram oportunidades de repasse e adquiriram novas unidades.
Foi o caso de Rodrigo Ferroglio, que acaba de abrir sua segunda loja Megamatte. Ele afirma que a atuação da rede foi determinante em sua decisão de investimento: “Acho fundamental deixar aqui registrada a importância da relação que temos hoje com os gestores da marca. E eu, como tive outros negócios, tenho uma base de comparação. As ações trouxeram um norte pra quem, naquele momento, não tinha. E o papel do gestor da marca deve ser esse. Se apresentar na hora da crise, trazer informação, ajuda. O CEO, Julio Monteiro, fez questão de dar transparência sobre as movimentações da rede, as medidas tomadas com os fornecedores, e o tempo todo tentou trazer palavras de conforto, pensando na retomada. Isso foi preponderante pra gente ter a confiança que tem hoje na Megamatte.”
Dennis Amarante já tinha duas lojas Megamatte. Acaba de assumir uma terceira operação, de repasse, e já fechou contrato para sua quarta unidade Megamatte.
Assim como Rodrigo e Dennis, Demauir Sá, Suely Pessoa e Jorge Von Held, que já eram franqueados da rede, assumiram, durante a pandemia, novas unidades. Mas além da confiança dos antigos investidores, a Megamatte também conquistou sete novos franqueados nessa crise.
A fórmula para enfrentar a tormenta começou com a criação de um comitê de crise, para dar atendimento permanente aos franqueados. A partir daí, a rede passou reunir o staff diariamente, em encontros virtuais, para debater soluções. No tempo em que as lojas ficaram fechadas por determinações governamentais, a empresa investiu em potencializar as vendas para take out e entrega. Nesse período, o delivery teve um crescimento de 25%. Com estratégia e planejamento, a Megamatte conseguiu reabrir quatro indústrias de fornecedores que estavam ociosas na pandemia. A rede também criou, com bastante antecedência, um roteiro detalhado para que franqueados, profissionais e consumidores sentissem conforto e segurança na retomada. Tudo foi minuciosamente planejado. A Megamatte tem hoje 145 unidades.