O empreendedor que resolve abrir uma franquia, espera contar não somente com a experiência técnica do franqueador, mas também com sua consultoria, desde o momento do planejamento inicial até nos momentos de maior adversidade.
Por conta disto, é preciso que haja uma parceria constante e solidificada nas relações entre franquias e franqueados. O diálogo constante e facilitado é sempre o melhor caminho para quem deseja alcançar a sustentabilidade do seu franchising.
Uma boa comunicação traz eficiência, entendimento e agilidade em processos, além de estimular a criação de ideias. Para manter os ajustes dentro de uma rede de franquias, é preciso seguir alguns passos básicos como:
1-Definir o que se comunicará
2-Determinar os pontos estratégicos prioritários
3-Pesquisar e eleger os melhores canais
4-Criar formas de transmissão
5-Definir periodicidade
6-Analisar funcionalidade e melhorar processos continuamente
Embora não exista receita de bolo, seguir estas etapas ajuda muito na direção e implantação de uma comunicação eficaz. Esta melhoria poderá impactar diretamente em setores como administrativo, marketing, vendas e nos resultados finais.
Um exemplo de implantação de processo comunicacional focado em resultados para franquias é o da Afeet. Esta grande franqueadora é responsável por marcas como Authentic Feet, Magic Feet, Artwalk e Tennis Express.
O Grupo Afeet, um dos maiores varejistas de calçados esportivos do país, percebeu a necessidade de otimização do seu processo de comunicação e buscou uma solução adotando a plataforma de produtividade e colaboração Fluig.
Este processo, ajudou na padronização da comunicação de 204 lojas franqueadas em toda a rede. O projeto de implantação levou quatro meses e de acordo com o gerente de marketing, Flávio Mônaco, “O ponto de partida para a adoção da plataforma foi a necessidade de implantar uma solução mais eficiente, que pudesse substituir o envio e as trocas de e-mails entre franquia e franqueados.”
Durante o projeto, foram criados canais para comunicação de grupos em que é possível segmentar por grupos de trabalhos (gerencias), franquias e gerências. Há compartilhamento de conteúdos, foram desenvolvidos suportes para promoção de treinamentos e muitas outras formas de interação foram facilitadas e estão sendo postas em prática.
Como afirmou Mônaco, gerente e responsável pelo projeto, nem sempre a comunicação básica através de e-mails é o processo mais eficiente e promissor. Para ser mais eficiente e claro, é preciso aprimorar as relações e canais de comunicação.
Como solução para construir uma comunicação eficiente entre franquias e franqueadores, é preciso reestruturar as áreas de comunicação e marketing. Promover uma revitalização nos canais de comunicação da rede, inserir ferramentas como newsletter, intranet e um SAF (Serviço de Apoio ao Franqueado). Estes são caminhos que você pode seguir facilmente.
Apesar disto, mesmo implantando uma ou mais opções como estas, não poderá haver conformismo. É necessário que o franqueador permaneça atento ao andamento do processo e oportunidades e valorizar o feedback para entender também os resultados subjetivos.
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