Como uma empresa que iniciou suas operações com apenas R$ 12 mil se tornou referência no Franchising brasileiro?

Chancelada com Selo de Experiência em Franchising em 2020, a rede Acesso Saúde terminou o ano passado com R$ 65 milhões em faturamento. Com novas frentes de negócios, o grupo prevê crescer 25% em 2021

Pioneira no desenvolvimento do sistema de saúde de clínicas com preços acessíveis, a rede Acesso Saúde celebra 15 anos neste mês de abril. Ao longo de sua trajetória, os fundadores Antônio Carlos Brasil e sua esposa Cristine Dittman Brasil enfrentaram grandes desafios antes de se tornarem uma das melhores franquias do país, segundo o prêmio de Melhores Franquias do Brasil, conquistado em 2017 e ganharem o Selo de Experiência em Franchising, pela Associação Brasileira do Franchising (ABF) em 2020. Nos primeiros quinze dias de existência, a empresa atendeu somente 15 pacientes, ou seja, um paciente por dia.Com muita persistência, no mês seguinte, esse número saltou para 478 pessoas e foi aumentando gradativamente. “Tínhamos muita fé que a empresa daria certo, mesmo com o pequeno valor de capita de apenas R$ 12 mil, que na época utilizamos para comprar alguns móveis e pagar o primeiro aluguel do imóvel”, relembra Brasil. Hoje, os números da Acesso Saúde chamam atenção do mercado, já são mais de 1 milhão de pessoas atendidas, com presença em 13 estados brasileiros, conta com 02 unidades próprias e 28 franqueadas e, no plano de expansão, tem expectativa de chegar a 50 unidades nos próximos meses. A companhia faturou R$ 65 milhões no ano passado, sendo 13% mais alto em comparação com 2019 e prevê faturar R$ 85 milhões em 2021.

A experiência da dupla de mais de dez anos juntos em uma das maiores operadoras de planos de saúde da região sul do país, contribuiu para que o casal apostasse em um nicho de mercado que não existia, razão pela qual enfrentou uma grande resistência da comunidade médica no início do projeto, mas a certeza de que o negócio seria um sucesso foi a principal motivação para ambos prosseguirem com a ideia. Criaram o primeiro sistema de saúde particular do Brasil, com tecnologia exclusiva em que os dados de prontuário médico dos pacientes são disponibilizados para as unidades da rede em todo o país, compartilhando informações que podem ser vitais no tratamento dos pacientes. “Com esse sistema, os pacientes poderão utilizar nossos serviços em qualquer lugar que estejam, do Sul ao Norte do país”, diz o franqueador.

O plano do casal de abrir uma empresa que não mirasse apenas no lucro, mas de um propósito maior de ajudar pessoas deu tão certo que os empresários deram mais um passo para o crescimento do negócio, com a criação de novas empresas focadas nas áreas de saúde e bem estar. Nessa nova fase, a rede está implementando um atendimento 360 graus na área da saúde, focado não apenas no diagnóstico e tratamento de doenças, mas na prevenção delas, para os seus clientes. O novo projeto inclui o lançamento de uma empresa especializada em alimentação saudável, o Clube Acesso Saúde, com uma linha de colágenos e chás para reduzir os sinais do envelhecimento precoce, prevenir doenças, diminuir o estresse, fortalecer articulações, entre outros benefícios. Estes itens são comercializados nas unidades e na loja virtual da marca e disponíveis no modelo de venda direta, com representantes porta a porta. Parte da renda arrecadada com as vendas destes produtos é doada para o Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba, especializado em atendimento infantil. O Centro de Vacinação, com tecnologia avançada, com mais de 25 tipos de vacinas para todas as faixas de idade, equipados com materiais para emergência e oxigenioterapia, salas temáticas para crianças e sistema de atendimento de vacinação home care, com uma câmara refrigeradora portatil, para garantir a qualidade das vacinas em atendimentos à empresas, escolas, lares de idosos, etc.

Para completar esse ciclo de promoção e prevenção à saúde, o Grupo Acesso Saúde também criou o Cartão Mais Feliz, um clube de vantagens que oferece descontos em mais de 240 empresas cadastradas no Brasil, como farmácias, academias e espaços de lazer. Atualmente, a empresa já conta com 26 mil clientes, cobrando uma taxa anual de R$ 79,90 para que até quatro dependentes usufruam dos benefícios, com previsão de chegar a 40 beneficiários até o final de 2021.