Como trazer o mix de culturas para homenagear festas populares no setor de alimentos?

A Cuor di Crema trabalha com receitas sazonais inspiradas em festas populares, como Dia das Crianças, Festa Junina e Halloween e Natal

Gelato Unicórnio RJ Castilho

Nomeado País Criativo do Ano em 2025 pelo Festival Internacional de Criatividade Cannes Lion, o Brasil usa da identidade gerada pela diversidade étnica e cultural para se expressar de maneira única, seja nas artes plásticas, na música, literatura, teatro, cinema e até inovar na ‘arte informal’ da gastronomia e confeitaria, com propostas sensoriais ricas em cores, sabores, aromas e texturas. 

Em meio a isso, a Cuor di Crema, rede de franquia de gelateria artesanal de método italiano, investe em sabores temáticos ao longo de todo o ano para celebrar datas especiais, como Dia das Mães, dos Pais, das Crianças, Festa Junina e Halloween e Natal. CEO da Cuor di Crema, Antônio Augusto Ribeiro de Souza oferece dicas sobre como é possível trazer o mix de culturas para homenagear festas populares no setor de alimentos. Confira as dicas do empresário para atuar de forma criativa nas datas:

  1. Explore ingredientes típicos com uma releitura internacional

A base de cada sabor pode ser um ingrediente local, combinado com técnicas e texturas da gelateria italiana. “São João é uma excelente data para provocar essa brincadeira, porque as comidas geralmente são quentes devido ao inverno. Então a proposta dos sabores enquanto gelatos é inédita”, pontua o executivo.

  1. Traga inspirações de festas do mundo para dialogar com as brasileiras

Seja no Halloween, popular no Hemisfério Norte, ou mesmo no Dia das Crianças, feriado nacional, apostar no lúdico é uma boa opção. Assim, Augusto comenta que “nesses casos, a sugestão é investir em muitas cores, texturas de jellys e marshmallows, além de aromas adocicados”. 

  1. Utilize o ambiente como extensão da experiência

A ambientação da loja também pode entrar na homenagem, com decoração temática e até playlists inspiradas na festa celebrada. “Por ser um produto fácil de consumir em locomoção, o gelato tende ao comportamento to go. Mas quando a marca propõe essa imersão no ambiente, torna mais convidativo para que o público se permita curtir um momento maior no local e até mesmo aumentar o tíquete médio da compra”. 

Na Cuor di Crema, cada ocasião ganha vida por meio de ingredientes selecionados e combinações exclusivas, que capturam a essência dos feriados e despertam memórias afetivas. “Temos um compromisso com a experiência do consumidor. Nossa missão é proporcionar momentos especiais através do gelato artesanal de alta qualidade. As datas comemorativas são perfeitas para provocar sensações e aproximar ainda mais nossos clientes da marca”, afirma Antônio Augusto.