Como nasce uma marca e como registrá-la

Todo franqueado busca ao investir em uma marca atrelar o nome que está promovendo ao êxito do negócio. Mas, será que todo investidor sabe o que é e como nasce uma marca? O mapadasfranquias pesquisou junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e destaca aqui o ‘be a bá’ do nome de uma marca. 

Marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas. A marca registrada garante ao seu proprietário o direito de uso exclusivo no território nacional em seu segmento de atividade econômica. Ao mesmo tempo, sua percepção pelo consumidor pode resultar em agregação de valor aos produtos ou serviços.

E como registrar uma marca? Em primeiro lugar, é aconselhável realizar uma busca prévia da marca para saber se já existe alguma marca de terceiros depositada ou registrada na classe de produtos ou serviços. A classe é determinada de acordo com a atividade de mercado exercida pelo requerente interessado do pedido de registro de marca e pode ser identificada mediante a consulta à lista de classificação.

Hoje, há duas formas de se encaminhar um pedido de registro de marca ao INPI: pela internet, por meio do sistema e-Marcas (esta é a forma direta de registrar uma marca, ou seja,sem intermediários) e por formulário em papel.

A proteção da propriedade de marcas e patentes é também uma forma de estimular o investimento em inovações e ao desenvolvimento econômico. E para executar as normas que regulam a propriedade intelectual no país, o INPI é a autarquia responsável pelo registro e concessão de marcas e patentes, que também são protegidas pela Lei de Propriedade Industrial (LPI) e por tratados internacionais, como a Convenção da União de Paris e o TRIPs. 

São registráveis como marca os sinais distintivos visualmente perceptíveis. A marca pode ser para produto ou serviço, em diferentes áreas de atuação.

Criar uma marca é um processo criativo. É parte de uma estratégia que deve começar a partir de uma pesquisa, passando por definições de formas, cores e fontes até aguardada concepção final. Para isso, as pesquisas são fundamentais e sugeridos para a criação de uma pequena ou grande empresa.