Mercado em larga expansão país afora, o franchising tem atraído cada vez mais interessados. Desde roupas, cosméticos, serviços, saúde e bem-estar, alimentação até o universo dos mercadinhos instalados em condomínios, novos empreendedores podem pesquisar franquias com as quais se identificam melhor, marcas consolidadas no mercado e que ofereçam estrutura e credibilidade no segmento em que atuam, além de bom relacionamento com o franqueador.
Já os investidores experientes, têm como caminho natural multiplicar a rede, abrindo novas lojas na mesma cidade ou até ampliando para outras localidades. Mas uma estratégia que vem ganhando espaço é a possibilidade de diversificar suas marcas lidando com a mesma empresa, em casos onde toda a cadeia é de um único grupo. Confira a seguir algumas vantagens de tornar-se multifranqueado de uma holding e depoimento de um empresário que fez esta opção:
- Vínculo com profissionais já conhecidos
Um dos benefícios de adquirir novas marcas de um grupo com quem já atua é ampliar relacionamento junto a profissionais conhecidos. “O franqueado tem todos os contatos, sabe exatamente a quem recorrer caso precise de ajuda”, afirma o fundador e CEO da Antaris Franchising, Antônio Augusto Ribeiro de Souza.
- Segurança de uma base forte
Ao se aproximar de uma holding multimarcas, o franqueado sabe que esta é uma estrutura segura, principalmente quando o grupo representa no país marcas internacionais, porque há toda uma prestação de resultados. “Perante a matriz estrangeira, eu também sou franqueado. Então conto com os guidelines deles, do que já funcionou ou não, além de contar com diferentes redes nacionais para ampliar a experiência e garantir o sucesso do grupo”, conta Antônio Augusto.
- Diversidade de produtos com garantia da mesma qualidade
Mesmo entre diferentes marcas, uma holding pode ter fornecedores homologados para diversos insumos, como carnes, laticínios, hortaliças e massas, por exemplo. Ao ampliar seus negócios dentro do mesmo grupo, o multifranqueado tem a garantia de que a qualidade já adotada pela holding será a mesma, independente da rede. “Estamos sempre em busca de inovação e de olho em novos produtos, porém cientes do tamanho do nosso negócio e quantos franqueados contam conosco, então a exigência é grande”, finaliza o CEO.
Os passos de um multifranqueado até uma parceria de sucesso