Como evitar perdas em franquias de alimentação?

Publicado em 16/11/2015 por Rosana Fernandes

As franquias de alimentação lideram o ranking de negócios abertos e bem sucedidos no setor de franquias e por isso, elas se tornaram excelentes opções de investimento e lideram a lista de buscas de futuros franqueados.


Apesar da tendência de sucesso, é importante saber que este tipo de franquia não é adequado para todos. É preciso ter o perfil certo para que os resultados realmente sejam positivos.


Há características indispensáveis para ser um franqueado do setor alimentício de sucesso, pois o esforço e empenho necessários para este modelo de negócios é diferenciado dos demais segmentos.


Dedicação ao Trabalho
Uma das características principais necessárias para quem vai investir em franquias de alimentação é a identificação com as tarefas práticas do dia a dia.


O novo franqueado tem que gostar de “pôr a mão na massa” e muitas vezes isso significará que ele terá que ir para a cozinha, mesmo tendo uma equipe.


É preciso entender a rotina do dia a dia, se identificar muito com temas relacionados à culinária, conhecer mais sobre os alimentos, as matérias primas utilizadas nas receitas, processo de preparo e conservação de alimentos e muito mais.


Este tipo de conhecimento, além de ajudar a conhecer melhor os processos da sua franquia, ajudarão no controle, manutenção e lucratividade do negócio, já que entender todo este processo permitirá minimizar ou até mesmo anular o desperdício de alimentos, evitando perdas desnecessárias.


Controle do estoque e a lucratividade de franquias de alimentação
Neste momento, também é preciso ter outra característica muito valiosa para que sua franquia de alimentação dê certo. É preciso ser extremamente detalhista. Esta atenção aos detalhes permitirá que o controle do estoque seja bem administrado.


Neste controle é fundamental acompanhar o histórico do estoque, dimensionar bem as quantidades de insumos, avaliar a condução e transporte dos alimentos, as condições de manutenção e armazenamento para garantir um índice de perdas muito baixo e reposições desnecessárias.


O descuido nestas etapas fará com que a saúde financeira da sua franquia vá por água abaixo, pois erros repetitivos aumentarão o custo de produção e podem diminuir significativamente sua margem de lucro e consequentemente aumentar o tempo para quitação do investimento inicial e alcance do ponto de equilíbrio.


O suporte do franqueador e modelos de gestão para perdas zero
Especialmente para os novos franqueados, a experiência e assessoria do franqueador é essencial para ajudar a prevenir erros de gestão que causem desperdícios de materiais e produtos.


Entre as formas como os franqueadores podem ajudar suas franquias para minimizar perdas estão:
• Os treinamentos iniciais e periódicos de formação
• Sugestão de softwares e sistema de gestão de estoque
• Entrega de manuais operacionais com orientações específicas
• Indicação de fornecedores confiáveis próximos a localização da franquia
• Fornecimento direto de matéria prima
• Criação de modelos de produção de alimentos just-in-time


Just in time: opção de modelo para minimizar desperdícios
Este modelo de gestão e produção de alimentos just-in-time atua com produtos pré-produzidos, que são finalizados apenas no momento em que são vendidos, evitando assim o preparo excessivo de comida e reduzindo o desperdício para praticamente zero.


Um modelo de franquia que trabalha com este formato de produção é a Lug’s Franchising. Com o foco em vendas de batatas fritas, a rede distribui diretamente às franquias o produto pré-pronto, minimizando a necessidade de mão de obra especializada para manuseio e reduzindo o tempo de preparo.


Com um conceito de simples business, a Lug’s conseguiu reduzir gastos com folha de pessoal, minimizar custos com treinamentos, aumentar o lucro líquido e economizar significativamente em todo o processo.


Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Palavras-chaves: Franquias , Franquias de alimentação , Gestão de franquias , Lug's