Como as promoções aumentam o faturamento da empresa?

Promoções trazem retenção de clientes que, consequentemente, gera maior lucro. Pensando nisso, uma franquia de cosméticos tem utilizado descontos progressivos para aumentar suas vendas.

Quem não ama uma promoção, não é mesmo? Para entender melhor quem são os públicos que não resistem a uma oferta, a agência de marketing MKT House realizou a pesquisa Deu Match. O estudo apontou que 97% dos 1023 entrevistados disseram gostar de promoções. Realizar ofertas é um meio de conquistar novos clientes e aumentar as vendas a curto prazo.

Além disso, a realização de ofertas aumenta o faturamento da empresa e também são uma ótima estratégia para se livrar de estoques antigos e fidelizar aqueles que já aderiram à marca.

Para entender melhor sobre o universo das promoções, é importante entender a diferença entre desconto e promoção. Kerolaine Malafaia, do time de marketing da Touti, franquia de cosméticos, explica a diferença entre os dois conceitos. “O desconto se refere à redução no preço original de um produto ou serviço, geralmente aplicada no momento da compra. Já a promoção é uma estratégia de marketing que pode incluir descontos, ofertas, entre outras ações para atrair e engajar clientes.”

As empresas podem oferecer diversos tipos de promoções, dependendo de qual objetivo ela busca alcançar. Descontos simples podem ser usados caso a marca precise fazer liquidações rápidas para eliminar algum estoque, já que essa estratégia oferece uma redução direta no preço. Outra técnica para eliminar estoques é a promoção estilo “compre um, leve outro”, pois incentiva a compra em volume. Oferecer brindes e produtos gratuitos com a compra, ajudam a introduzir novos produtos aos clientes.

Uma outra estratégia, muito usada pela franquia é o desconto progressivo, onde há redução do valor da compra conforme o número de produtos comprados. Por exemplo, um produto terá 0% de desconto, dois produtos terão 5% de desconto, três produtos terão 10% de desconto, e assim sucessivamente. É um ótimo método para aumentar o ticket médio e incentivar o cliente a comprar mais.

Vantagens

Kerolaine conta que esse tipo de desconto ajuda a aumentar o valor médio do pedido, reduz o estoque mais rápido e atrai novos clientes por conta das ofertas. Por conta da tendência de levar mais produtos, o franqueado acaba aumentando as vendas e faturando mais.

Além de todas essas vantagens, usar os descontos progressivos ajuda a fidelizar os clientes, aumentando assim os lucros. Uma pesquisa feita pela Bain & Company, uma empresa de consultoria global, apontou que um aumento de 5% na retenção de clientes gera um aumento de 25% de lucro para a empresa, mostrando a força e a importância da fidelização.

A Touti conseguiu aumentar seu lucro com esse método, já que foi capaz de aumentar o ticket médio das compras, atrair maior volume de clientes que estavam em busca de uma boa promoção, fidelizar compradores através de ofertas contínuas e atrativas e utilizar campanhas de marketing digital eficazes para promover a estratégia.

Cuidados

É importante lembrar que o empresário deve tomar alguns cuidados ao realizar promoções com muita frequência, já que isso pode afetar a percepção dos valores reais dos produtos e fazer com que a marca fique desvalorizada. “Realizar promoções com muita frequência pode ser prejudicial, pois pode desvalorizar a percepção dos produtos, acostumar os clientes a só comprarem com descontos e afetar a margem de lucro da empresa.”

Garantir que haja estoque suficiente para atender à demanda gerada pela promoção, verificar se os descontos não estão comprometendo a margem de lucro e evitar que os clientes percebam descontos frequentes nos produtos, são atitudes a serem tomadas a fim de evitar prejuízos.

Como colocar isso em prática?

Para realizar boas promoções é necessário muito planejamento. Primeiro é preciso criar a estratégia, definindo as faixas de desconto, calculando a margem de lucro para garantir sustentabilidade e treinando a equipe de vendas para comunicar a oferta de forma eficaz.

É claro que o digital não poderia ficar de fora. Para alcançar um público ainda mais fiel às ofertas, é necessário investir em marketing digital, realizando campanhas de anúncios pagos nas redes sociais, enviando e-mails marketing personalizados para os clientes, além de criar posts engajadores nas redes sociais e apostar em banners e pop-ups no site para chamar a atenção.

A franquia

A Touti é uma franquia associada à ABF (Associação Brasileira de Franchising) e comercializa perfumes e produtos da linha capilar e corporal. Seu diferencial é trazer produtos com um ótimo desempenho e boa relação entre custo e benefício.

A franquia foi fundada em 2014 em Pernambuco e começou o processo de franchising em 2019. Atualmente, a marca já conta com 746 unidades franqueadas e 46 unidades próprias. São oferecidos três modelos de negócio: quiosque smart, quiosque full e loja física.

No modelo quiosque smart, o investimento inicial é a partir de R$ 12 mil, incluindo taxa de franquia, capital de giro e instalação. É voltado para áreas de no mínimo um metro quadrado e o franqueado pode contar com o auxílio de até dois funcionários. O faturamento mensal gira em torno de R$ 15 mil e o prazo de retorno do negócio é de cinco meses.

No modelo quiosque full, o investimento inicial é a partir de R$ 80 mil reais, incluindo taxa de franquia, capital de giro e instalação. O franqueado pode contratar quatro funcionários e o negócio deve funcionar em uma área mínima de três metros quadrados. O faturamento mensal gira em torno de R$ 50 mil e o prazo para retorno é de dez meses.

Já a loja física deve funcionar em um espaço mínimo de 15 metros quadrados, com investimento inicial a partir de R$ 85 mil, incluindo taxa de franquia, capital de giro e instalação. O franqueado pode contratar a partir de dois funcionários e o faturamento mensal é de cerca de R$ 30 mil. O prazo de retorno do investimento é de 12 a 24 meses.