Como as franquias lidam com produtos similares de preço baixo

Publicado em 19/11/2014 por Luiz Marcondes | Ultima Atualização em 05/12/2014

Diferenciais explicam sucesso das redes mesmo adotando preços mais elevados

Um problema comum a muitas franquias: os preços inferiores praticados pela concorrência. É o que nos leva a indagar: se o consumidor tem a opção de comer um brigadeiro na padaria, por exemplo, por que gastaria mais comendo o brigadeiro oferecido por uma franquia?


Existem motivos suficientes para justificar essa escolha. A padronização é um deles. É ela que vai garantir que esse produto tenha o mesmo padrão de qualidade em qualquer uma das lojas da rede. Ou seja, sabor, textura e aparência seguirão sempre os mesmos critérios. E não irão decepcionar.


Localização 


imagine a cena. Você está passeando despreocupadamente por um shopping center quando, de repente, sente vontade de comer algo doce. Há uma loja de franquia bem na sua frente que oferece esse produto. Mas você não vai gastar comprando lá, pois sabe que na padaria em frente ao shopping, tem um brigadeiro mais barato. Por isso você interrompe seu passeio para ir lá. A cena parece inverossímil? Pois é mesmo. O consumidor não paga apenas pelo que consome, também paga por onde consome: o ponto de venda no caso justifica perfeitamente o gasto e é uma das chaves para o sucesso do negócio. 


Além disso, decoração e ambiente são fatores que fazem com que seja agradável para o cliente passar mais tempo dentro da loja. E consumir mais, é claro. 


Treinamento


Como esse brigadeiro que usamos de exemplo vai chegar às suas mãos? Com um sorriso, condições de higiene adequadas e agilidade, ou meio de qualquer jeito, sem muito cuidado?


Os funcionários da franquias são rigorosamente treinados para que haja, além da transferência de know-how, a garantia do atendimento correto que serve alimentos a temperaturas adequadas, por exemplo.  


Marketing


Uma das definições mais conhecidas de marketing pode nos ajudar a compreender sua importância para o consumidor final. Segundo essa descrição, "o marketing é um conjunto de práticas que visa detectar necessidades e criar oportunidades". Mas esse é um investimento que a padaria da esquina provavelmente não irá fazer, e que resulta em maior satisfação do cliente da franquia, proporcionando a ele aquilo que precisa. Ou que ele ainda não sabe de que precisa.


Além disso, no que diz respeito à comunicação, é importante manter a personalidade da marca coerente, o que gerará confiança no consumidor final. Isso tem um custo, é claro. 


Mas será que baixar o preço seria a melhor ideia para concorrer com produtos semelhantes de preço inferior ou é só a mais óbvia? 


Não é questão de preço, é questão de valor 


Demonstrando que nem sempre o preço baixo é que vai conquistar o cliente, podemos falar da franquia Dídio Pizza. Com mais de 20 anos no mercado de alimentação, ela comercializa um produto cujo ticket médio é de R$58,00 reais. Mas o valor se justifica porque seu produto é muito diferenciado.


Para começar, a pizza só está disponível para entrega. E é também pela agilidade desse delivery que a franquia conquista seu público: o pedido deve ser entregue em menos de 30 minutos. Para que isso ocorra, cada entregador sai com apenas uma entrega no "baú" da moto. e não perde tempo rodando muito. Um cuidado que garante pizza quentinha na hora certa para os clientes. 


Diferenciais competitivos


Outro diferencial é a quantidade de ingredientes em cada pizza, que é de cerca de 200g a mais do que a média do mercado. Além disso, a Dídio apresenta sabres exclusivos como Marguerita com Peperoni. pizza de Abobrinha e a Pizza Fondue. Esta última é resultado da parceria entre a Dídio Pizza, a Sadia e a Philadelphia e oferece uma combinação única de ingredientes: lombo, bacon com mel, com cobertura de fondue de cheddar com cream cheese e manjericão. Ou seja, é um mix de sabor resultante de quantidade com qualidade. O mesmo ocorre com as pizzas doces, produzidas em parceria com a  Nestlé.


E mesmo quem está preocupado com as calorias pode saborear as pizzas da Dídio Pizza, que disponibiliza uma linha light com massa 100% integral, outro diferencial que a destaca em relação à concorrência. 


Com tudo isso, fica claro que as franquias têm muitas maneiras de enfrentar os preços mais baixos de produtos similares, não necessariamente baixando o preço, mas tornando-se únicas e diferenciadas. 


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Palavras-chaves: Franquias , Franquias de alimentação , Franquias de pizzarias , Gestão de franquias , Dídio Pizza