Como a expansão de franquias auxilia na saúde acessível da população fora da grande capital

Mesmo com o aumento expressivo no número de médicos no Brasil, a desigualdade regional na distribuição de profissionais ainda é um grande desafio para cidades com menos de 500 mil habitantes

De acordo com o levantamento mais recente baseado na Demografia Médica de 2024 do Conselho Federal de Medicina (CFM), o número de médicos no Brasil cresceu expressivamente nos últimos anos. Desde 2010, o país registrou um aumento de 89% no total de profissionais, passando de 304.406 para 575.930 médicos ativos.

Mesmo com o avanço, a desigualdade regional na distribuição de profissionais ainda é um grande desafio. Em alguns estados, a proporção de médicos por mil habitantes pode ser até cinco vezes menor do que em outros. Essa diferença reflete questões estruturais e a concentração de profissionais em grandes centros urbanos, onde as condições de trabalho e infraestrutura são mais atraentes.

Como resposta a esse gargalo, o modelo de clínicas de medicina acessível vem se consolidando como uma solução eficaz. Essas clínicas oferecem atendimento de qualidade a preços mais baixos, proporcionando cuidados preventivos e diagnósticos que muitas vezes, são escassos em áreas remotas.

Exemplo disso, é a Clínica da Cidade, uma rede que nasceu em Campinas, em 2003, e hoje possui mais de 60 unidades espalhadas por 10 estados do Brasil. “O nosso modelo de negócio foi pensado para essas regiões, onde há pouca oferta de serviços especializados e um grande fluxo de pessoas dependentes do sistema público”, explica Rafael Teixeira, CEO da Clínica da Cidade. “Queremos ser uma resposta para pessoas que estariam à espera de meses para ter um diagnóstico ou acompanhamento regular. O impacto não é só na saúde individual, mas na qualidade de vida de toda a comunidade“.

O crescimento acelerado de redes como a Clínica da Cidade é um indicativo de que o setor privado pode transformar a saúde pública no país. “Nosso movimento vai além da expansão das clínicas: ele envolve a construção de uma rede de apoio que inspire médicos a atuarem onde sua presença é mais essencial. Trabalhamos com propósito, e é por isso, que a humanização e o sentimento de família fazem parte do nosso DNA. Ao oferecer incentivos e condições de trabalho atraentes, criamos um ambiente de saúde acessível, sólido e acolhedor, onde profissionais e pacientes encontram cuidado e respeito. Nossa missão é clara! Fazer a marca crescer e se fortalecer, levando qualidade de vida e bem-estar para cada vez mais pessoas, onde quer que estejam”, conclui Teixeira.