Se alimentar fora de casa está saindo cada vez mais caro para os brasileiros. Principalmente em época de recessão econômica, ter que se deslocar até o restaurante, enfrentar o trânsito, pagar estacionamento, bebida, taxa de serviço, entre outros fatores, pesa no orçamento. Se o objetivo for apenas almoçar em um dia comum de trabalho então, optar por “comer qualquer coisa” passa a ser a saída encontrada pela maioria das pessoas para economizar tempo e dinheiro, embora não seja nem um pouco saudável. O reflexo deste cenário para os restaurantes tem sido mesas vazias e pedidos menores. Mas isso não é motivo de desânimo para quem deseja investir no setor alimentício.
O caminho para empreendedores passa a ser apostar no sistema delivery, que oferece praticidade e economia. O mercado vem crescendo e segundo estimativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), deve movimentar R$ 9 bilhões em 2015, totalizando um aumento de R$ 1 bilhão em relação à 2014.
Criada em 2012, a Mineiro Delivery, que oferece delivery de comida brasileira com jeito caseiro, toque mineiro e entregue no box, conta atualmente com 15 unidades espalhadas pelo país e está em busca de novos franqueados. A expectativa é atingir 60 franquias até o final do ano.
Além da comodidade oferecida ao cliente que recebe sua refeição onde estiver, o modelo inovador de servir na caixinha, garante frescor, sabor e preserva a qualidade e temperatura dos alimentos, já que em geral esta é a grande queixa dos consumidores ao optarem pelo sistema delivery.
“Nossos pratos têm jeito e gosto de comida caseira, com toque e temperos tipicamente mineiros, o que os torna extremamente deliciosos”, explica um dos sócios da Mineiro Delivery, Dhionatan Paulino. São mais de 20 opções de pratos que custam a partir de R$ 9,90. Os pedidos podem ser feitos por telefone.
O fato da comida também poder ser entregue no box, o que antes acontecida somente com a oriental, tem agradado bastante pessoas. Dhionatan conta que o sucesso é tanto que somente na unidade piloto, em São José do Rio Preto (SP), são comercializados em média 200 boxes por dia.
Em quatro meses, a Mineiro Delivery registrou um faturamento de mais de R$ 1 milhão e a expectativa é faturar mais R$ 4 milhões este ano.
A entrada no franchising
Em 2015, os sócios do Mineiro decidiram partir para o franchising. “Esperamos três anos, para que o negócio estivesse 100% consolidado, oferecendo assim aos futuros franqueados, uma possibilidade real de investimento seguro”, afirma o sócio.
Ao iniciar o próprio negócio através do franchising, o empreendedor opta por investir em uma marca já reconhecida e testada, o que é mais seguro, além da transferência de todo know-how no negócio e suporte prestado pela franqueadora e economia com marketing, publicidade e fornecedores.
Pesquisas de mercado também mostram como é vantajoso investir em franquias:
– Segundo levantamento do SEBRAE, 27% das empresas que são abertas independentemente, quebram dentro de 2 anos. Já no setor de franquias esse número é reduzido para apenas 3%.
– De acordo com pesquisa da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o franchising brasileiro registrou no ano passado um crescimento de 8,3%, atingindo R$ 139,593 bilhões. A receita do segmento de alimentação cresceu 8,9%. Para este ano, a Associação projeta para o setor como um todo um crescimento de 6% a 8% em faturamento.
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