O segmento de beleza foi um dos nichos que mais se desenvolveu, especialmente no setor de franquias, durante a pandemia e, inclusive, na retomada da Economia.
Segundo a Pesquisa de Desempenho do setor realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), a divisão de Saúde, Beleza e Bem-estar teve alta de 21,1% no terceiro trimestre de 2021.
Já um estudo realizado no ano passado pela Euromonitor, empresa de pesquisa de mercado, mostrava que o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. E mesmo com a pandemia, seguiu evoluindo.
Vindo em uma crescente evolução neste ano, a Unhas Cariocas, maior e principal rede de franquia de esmalteria do mundo, se aproveitou da demanda represada e expandiu ainda mais seus negócios.
No comparativo entre 2019 e 2021, a rede teve aumento de 42% no número de unidades, chegando a 74 novos franqueados; e de 139,46% em faturamento, passando do R$14,400 milhões, até o mês de novembro.
O CEO da Unhas Cariocas, Maurício Cesar, comemorou os números afirmando que o segmento é sólido para novos investimentos. “Desde 2019, onde atingimos crescimento de 87%, seguimos em um progresso incrível. O ano passado foi ruim para todo mundo, mas mesmo com perdas ainda tivemos ganhos. Agora, 2021 foi um marco para o nicho de Beleza e para a Unhas Cariocas. Encontramos empreendedores que buscavam a solidez e rentabilidade que oferecemos e resolveram aplicar seus investimentos com a gente”.
O principal diferencial
E um dos motivos para a grande aceitação está no principal diferencial da rede, uma técnica própria e exclusiva, sem o uso do alicate.
“Após estudos e pesquisas, chegamos a melhor fórmula de utilizarmos apenas a cureta para a remoção da cutícula, deixando o alicate de lado. Junto utilizamos o Emoli, nosso emoliente próprio, que age apenas nas células mortas, diminuindo a utilização do amolecedor com o tempo, afinando a cutícula e, assim, minimizando riscos de cortes e de doenças”, comenta a diretora operacional, Marina Groke.
A executiva complementa dizendo que a cureta é um instrumento utilizado para a remoção da cutícula, sem dor e sem riscos, que junto com o emoliente desenvolvido pela Unhas Cariocas, ajuda as profissionais das unidades a retirarem as células mortas, afinando a cutícula proporcionando um acabamento perfeito para a esmaltação.
“O uso da cureta não causa agressão para a unha, como é o caso do método tradicional. A utilização contínua dela, inclusive, funciona como um tratamento, e as mãos ficam lindas sem riscos”, atesta a diretora.
Multifranqueados
Uma das apostas da Unhas Cariocas para 2020 também é o incremento do seu número de multifranqueados que, atualmente, está perto dos 10% do total de unidades.
São sete franqueados, das 63 unidades ativas e das 11 ainda em implementação, que possuem duas ou mais lojas da rede. “Para nós, isso é muito bom e essencial, pois mostra que nosso negócio é tão seguro e rentável a ponto dos nossos franqueados reinvestirem na nossa marca”, atesta Maurício.
Em janeiro, a rede inaugura a sua fábrica
No dia 14 de janeiro, a Unhas Cariocas vai ganhar sua fábrica própria. Um sonho que acompanhou os executivos da rede, sairá do papel. Com 6 mil m², o local será a nova sede administrativa da empresa, além de produzir os produtos próprios que já são vendidos nas unidades da rede e, em breve, pelo e-commerce.
“Vamos centralizar tudo em um único espaço para melhor gerenciamento, inclusive da nossa rede e dos nossos padrões. Além disso, vamos aumentar a produção dos nossos produtos que já são oferecidos em qualquer uma de nossas unidades. Isso trará mais faturamento para o grupo bem como para nossos franqueados. O único produto não comercializado é o Emoli, que é um dos diferenciais do nosso processo de cuidado com as unhas”, finaliza Maurício.