Essencial para economia, o agronegócio se tornou uma opção de negócio rentável e interessante para quem deseja empreender e ter lucro com esse mercado. Diante do bom desempenho em 2021, o setor alcançou participação de 27,4% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, a maior desde 2004, quando chegou a 27,53%. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP (Cepea), os segmentos primário e de insumos se destacaram, com aumentos de 17,52% e 52,63%, respectivamente.
Não há dúvidas da força do agro, e a tendência de continuar crescendo só fortalece a possibilidade de lucro para quem deseja investir nesse mercado. A Reino Rural Franchising, franquia especializada em produtos agropecuários, é a opção para quem deseja ter o próprio negócio e com a vantagem de não precisar sair de casa.
O modelo home office apresentou um crescimento significativo no primeiro trimestre de 2022, representando 14,8% de todas as franquias no país, segundo a Pesquisa Trimestral de Desempenho, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Em 2021, o modelo representava 10,3% do mercado.
Vantagens do home office
O crescimento do home office se deu pelos atrativos que o modelo oferece aos franqueados, como a possibilidade de operar o negócio sem precisar sair de casa, a redução de custos e um bom rendimento financeiro. No caso da Reino Rural Franchising as vendas são realizadas por telefone, numa região de atuação pré-determinada e exclusiva e com todo o suporte do franqueador full time, para que o desempenho do trabalho seja eficiente.
O papel do franqueado é trabalhar com a divulgação, comercialização e entrega de produtos das linhas de nutrição animal e vegetal para lavouras. A franquia possui a própria marca de produtos direcionados para fazendas, sítios, chácaras e produtores de pequeno, médio e grande porte.
“Temos um know how e conseguimos repassar aos franqueados toda a estratégia necessária para o resultado positivo vir da forma mais rápida possível. Com essa dinâmica, captar novos clientes se torna mais fácil. Com os feedbacks dos clientes a rede pode avaliar e, se for preciso, melhorar ou até mesmo criar novos produtos”, explica Matheus Ferraz, diretor executivo da Reino Rural Franchising.
A importância do suporte
O suporte é fundamental e transmite segurança ao franqueado, que pode desenvolver seu trabalho com qualidade. Poder contar com uma equipe preparada para guiar o empreendedor é a certeza de garantir o nome da marca e bons resultados. Matheus explica que o suporte da Reino Rural rende um bom funcionamento na operação da unidade franqueada e é elogiado por todos os franqueados.
“O suporte é uma etapa muito importante e deve ser observada quando você decide investir. É o apoio necessário, além de ser primordial para criar uma aliança saudável e produtiva”, explica.
A rede oferece acompanhamento completo a todos os franqueados sem custo adicional:
– Consultoria para implantação e demais processos necessários ao bom andamento da franquia;
– Treinamento de vendas e produtos para melhor performance no setor;
– Zootecnista e agrônomo para tirar as dúvidas sobre os produtos e situações do campo;
– Agência de marketing para elaboração de campanhas e ações;
– Apoio jurídico, entre outros.
Universidade Reino Rural ou Universidade Corporativa
Esse também será um benefício muito importante para o franqueado, que poderá se manter atualizado com tudo do setor agropecuário. Atualmente, no site da marca, existe a área do franqueado, nela tem a Universidade Reino Rural com todos os treinamentos e materiais fundamentais para o bom funcionamento da franquia. “O aprimoramento da Universidade está no projeto da franqueadora já para o segundo semestre, queremos melhorar sempre e auxiliar o franqueado de todas as maneiras”.
“O Agro brasileiro é gigante, está em constante evolução e vive seu melhor momento, razão pela qual a franquia desse segmento está predestinada ao sucesso. E para atingir o sucesso, o franqueado deve seguir e trabalhar de acordo com o know how da franqueadora, se esforçando e se dedicando bastante”, pontuou Ferraz.
A franquia disponibiliza aos franqueados os depoimentos, vídeos e fotos dos produtores rurais que utilizaram e utilizam os produtos da marca, para que o franqueado entenda o cliente do agronegócio. “Esse material é de grande valia no momento da negociação. Fora isso, a ação do zootecnista e do agrônomo numa negociação também constituem uma forma de segurança para o cliente final”, concluiu o diretor executivo Matheus Ferraz.