Após um baque importante na economia no ano passado gerado pela covid-19, 2021 se resume em uma única palavra: recuperação. A expectativa para o avanço da vacinação diminuiu o número de mortes e internações em todo o Brasil. Isso refletiu em mudanças no “novo normal” para o mercado.
No campo do empreendedorismo, a falta de emprego motivou milhares de brasileiros a abrirem o próprio negócio. Dados do Ministério da Economia revelaram que o Brasil encerrou 2020 com cerca de 20 milhões de negócios ativos, um aumento de 6% em comparação com 2019. Recorde no país o número de empresas abertas. Para os Microempreendedores Individuais (MEIs), o crescimento foi ainda maior, a categoria aumentou 8,4% em relação ao ano anterior, com mais de 2,5 milhões de novos registros.
No franchising, o faturamento teve variação positiva de 7,8% no 3º trimestre de 2021 em relação ao mesmo período de 2020, aponta a Pesquisa Trimestral de Desempenho do Setor realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Negócio sustentável
Presente hoje em todos os estados brasileiros, a Acquazero Eco Wash, com foco em limpeza ecológica para automóveis, home care e embarcações, tem muito o que comemorar. A rede que entrou para o franchising em 2010 encerra o ano com cerca de 750 operações, 93% a mais que o ano passado, o que a transforma na maior rede do segmento. São mais de 15 tipos de serviços automotivos, tendo a lavagem ecológica como carro-chefe, com o uso de apenas 300 ml de água.
Para 2022, a Acquazero está com planos ainda mais audaciosos e projeta dobrar o número de unidades ativas e chegar a 1.300 operações pelo modelo delivery e loja física. Para isso, em breve iniciará o processo de automação de marketing para o aplicativo da marca. O objetivo é gerar ainda mais impacto e relacionamento com o consumidor, além de manter ativo combos especiais e promoções ao cliente final.
“O mercado de limpeza foi muito favorecido na pandemia. As pessoas começaram a conhecer os serviços e sua importância, principalmente no que diz respeito à oxi-sanitização, higienização interna e serviços para estofados. Acreditamos no novo perfil de consumidor, com base nas premissas do marketing 5.0. Um consumidor multiconectado, com preocupação com o meio ambiente e com maior probabilidade de usar serviços delivery”, afirma Henrique Mol, diretor executivo da Acquazero que encerra 2021 com faturamento em torno de R$70 milhões.
Banco digital
Após um ano no mercado de franchising, o DotBank – primeiro banco digital no formato de franquia do Brasil, encerra o ano com 19 operações presentes em 9 estados brasileiros. “Dividimos este ano o modelo de negócio em duas frentes e estabelecemos facilidade de pagamento para ingresso na rede. Inclusive, um gatilho para que a expansão aconteça de forma acelerada! É que em um deles não é necessário expertise ou gasto de energia com suporte de algumas soluções em nosso portfólio”, explica Amanda Pinatti, diretora de operações do DotBank.
A diretora reforça que para 2022 a expectativa é grande para chegada do PIX, ferramenta que caiu no gosto dos usuários devido às facilidades que ela proporciona. Em breve, a franquia fará o lançamento de outros dois modelos de máquinas de cartão que prometem entregar ainda mais performance aos lojistas.
Mercado de tecnologia bombando
Tido como um dos segmentos mais promissores do planeta, o setor de tecnologia deve crescer 12% ao ano, segundo especialistas. Somente o mercado de robótica deve movimentar 260 bilhões de dólares até o fim desta década. A Gigatron Franchising – especializada em software de gestão – vem acompanhando esse crescimento. Somente este ano o aumento no número de unidades foi de 20% e projeta encerrar 2021 com faturamento estimado em R$ 7 milhões.
Presente atualmente em 12 estados, a meta é alcançar 75 operações para 2022. A rede que lançou ao longo deste ano produtos como Giga Requisição (aplicativo que gera requisições através de ações móbile para aumentar a performance e reduzir custos operacionais do cliente), e o Giga Balança (recurso que gera experiência de autoatendimento em segmentos alimentícios que usam balança) continuará apostando na criação de novos produtos para aumentar o portfólio de soluções aos franqueados.
De olho na capacitação em seguros
A franquia JRX Galasse Corretora de Seguros tem muito o que comemorar. Tido com um ano promissor para o mercado de seguros com crescimento nacional de 19,8% somente no primeiro semestre, tem tudo para continuar aumentando, levando em conta a preocupação dos brasileiros em assegurar seus bens.
A JRX fecha o ano com 50 unidades ativas e mais duas em processo de negociação, e com faturamento de R$ 3,3 milhões. A franqueadora vem investindo em plataforma de treinamento ao franqueado, disponibilizando uma melhor experiência aos empreendedores da rede em um ambiente organizado e moderno, com treinamentos online, material de apoio e apostilas, bem como possibilitar um melhor desenvolvimento para os participantes.
Negócio assertivo na educação
Que as crianças e adolescentes em idade escolar foram muito afetados na pandemia não é novidade. Mas há empresas que conseguiram transformar um momento de dificuldade em oportunidade, como é o caso da franquia Monitorias Reforço Escolar. Assim como o próprio nome diz, a franquia com foco em reforço escolar e aulas particulares por meio de uma plataforma 100% online, reúne mais de 7 mil professores cadastrados em sua base.
A franquia entrou para o mercado de franchising em 2020 e vem sentindo o reflexo dessa procura por um negócio rentável e em alta. Ela fecha o ano com 51 unidades comercializadas, um aumento de mais de 400% em comparação com o ano passado, além de faturamento acima de R$ 1,5 milhão. Para 2022 a Monitorias almeja alcançar 200 unidades e vem adotando estratégias como parcerias com escolas, influencers, além de treinamento contínuo com os franqueados para melhoria do atendimento ao cliente final.
Saúde bucal
A Oral Brasil, especializada em serviços odontológicos, construiu em 2021 a maior unidade da América Latina, nesse segmento, com 1.500m2 na cidade de Cuiabá (MT). Com apenas três anos no franchising, a marca de serviços premium já soma 16 unidades em funcionamento, presente nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul, berço da rede. A meta é alcançar 30 unidades até 2022 e faturamento de R$ 60 milhões. Cidades acima de 20 mil habitantes são propícias a receberem o empreendimento que tem como carro-chefe o serviço de implante dentário.
Cuidados da pele
Mais tempo dentro de casa despertou o interesse de mulheres e homens em criar uma rotina diária nos cuidados com o rosto e corpo. Devido a isso, o mercado de skincare se mostrou algo muito interessante para quem estava em busca de empreender. Somente a franquia Orgânica Body&Spa – especializada em acessórios para banho e cosméticos 100% vegetal – encerra 2021 como um dos melhores momentos para a empresa. Ela criou novos modelos de negócios: Express e dropshipping; transformou o modelo quiosque em algo mais enxuto e barato, o que permitiu alcançar quase 70 operações presentes em diversos estados.
Enquanto que em 2020 o faturamento com as franquias girou em torno de R$ 120 mil, as estratégias e lançamentos possibilitaram alcançar a margem de faturamento próximo a R$ 1 milhão este ano. Para 2022, é esperado lançamentos de produtos como desodorante em barra, linha pet, make vegana, além de novidades em modelo de negócio para quem está em busca de empreender.
Investindo em infraestrutura
Prestes a inaugurar mais 10 lojas físicas, a franquia Via Certa Educação Profissional encerra o ano com saldo de mais 40 unidades ativas presentes nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Paraíba, Santa Catarina, Minas Gerais e Goiás. Com o mercado educacional em alta, devido a busca por capacitação, a Via Certa está otimista para o próximo ano, e a equipe de expansão trabalhará duro para alcançar a meta de 100 unidades.
Em 2021 a rede atingiu o maior faturamento da sua história, inclusive com aumento no número de alunos matriculados em 15%. “Para se adequar ao ‘novo normal’ a Via Certa criou novas formas de capacitar o aluno, e vamos apostar em treinamentos e novos formatos de suporte ao franqueado. Tudo para garantir maior qualificação do empreendedor e sua equipe, além de gerar novos canais de vendas para 2022”, revela Jilo Shimada, diretor de expansão da Via Certa.
Tour gastronômico
O setor de alimentação foi um dos mais afetados durante a pandemia e muitos negócios tiveram que se reinventar. Criada durante a crise econômica de 2015, a franquia Best Gourmet Club sabe muito bem a importância de contar com estratégias de inovação para enfrentar momentos turbulentos no mercado. A rede que é um aplicativo de assinatura que dá acesso ao clube de descontos nos melhores restaurantes parceiros em várias cidades do Brasil foi criada com o propósito de levar clientes a restaurantes e bares, e gerar economia no bolso do cliente através do clube de assinatura.
A empresa que está no mercado de franchising há pouco mais de um ano, encerra com 14 operações ativas, atendendo exclusivamente home office. Negócio ideal para cidades acima de 100 mil habitantes, a rede está esperançosa para a retomada de um novo cenário na gastronomia em 2022, já que o crescimento das vendas voltou a aumentar nesses últimos meses do ano em 8%. Para continuar atraindo novos assinantes e implantação de novas franquias, a rede continuará apostando em campanhas de marketing para alcançar 50 unidades no próximo ano.
Olhar realçado
A franquia MyLash Extensão de Cílios também sentiu na pele o reflexo de ter que fechar as portas por árduos cinco meses. Mas após a tempestade veio a bonança! Tido como o melhor ano para venda de serviços e novas lojas, a MyLash encerra 2021 com 37 unidades comercializadas, sendo 21 delas em operação. A rede que é fortemente conhecida no eixo Rio-SP passou a contar este ano com lojas em mais seis estados: Pará, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Pernambuco, Paraná e Santa Catarina.
Para atingir tal margem, vem trabalhando ativamente com campanhas de vendas para sell-out; ações com influenciadores digitais; campanhas de indicação, entre outras ações para captação de leads através das redes sociais. A meta para 2022 é alcançar 100 lojas e se tornar a maior rede de extensão de cílios do Brasil.
Comunicação inteligente
Após passar por reestruturação interna do negócio ao longo deste ano, a SmartComm – primeira rede brasileira de franquia especializada em comunicação inteligente no Brasil com envio de mensagens corporativas e foco em inovação e tecnologia – encerra 2021 com 36 unidades ativas e mais 10 em implementação, o que corresponde ao crescimento de 28% comparado a 2020. Presente em 11 estados brasileiros, a rede chegou pela primeira vez à região do Ceará e Mato Grosso.
O crescimento das plataformas digitais trouxe uma forma dinâmica social, principalmente na forma como as pessoas estão se comunicando e interagindo, e as empresas já sentem o impacto da necessidade de aderir a essa realidade, buscando novas formas de se relacionar com o cliente. Esse cenário vem de encontro com os serviços oferecidos pela SmartComm, o que possibilitou chegar ao faturamento de R$ 1,6 milhões, 25% a mais em relação a 2020.
Para continuar crescendo e chegar à meta de 300 unidades para o próximo ano, a rede participará de algumas feiras e eventos, como Expo ABF-SP e FranchiseB2B, além do lançamento da tecnologia RCS (Rich Communications Service), que é um novo protocolo de comunicação, que funciona da mesma forma que o SMS.